A PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO – LEV SEMENOVITCH VYGOTSKI: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DO ENFERMEIRO

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
A PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO – LEV SEMENOVITCH VYGOTSKI: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DO ENFERMEIRO
Autores
  • ideson rafael da silva
  • maria nathaly couto lira
  • Samara de Oliveira Silva Costa
  • Carolina Vasconcelos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44103-a-perspectiva-socio-historica-do-desenvolvimento--lev-semenovitch-vygotski--a-influencia-do-contexto-familiar-no-
ISSN
Palavras-Chave
Desenvolvimento, Vygotsky, Adolescentes, Enfermagem.
Resumo
Introdução: Vygotsky ganhou destaque na psicologia americana a partir da publicação, em 1962, da sua monografia ”Pensamento e Linguagem” (Thought and Language). Ainda que ele tivesse muitas ideias férteis, duas delas são especialmente importantes aqui: a internalização (enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento intelectual das crianças) e a zona proximal de desenvolvimento (quando o potencial intelectual da criança para exercer determinadas atividades é alargado através da observação/interação com o meio). Nessa perspectiva entende-se que a construção do conhecimento, para a produção de novas formas de cuidado de enfermagem, implica numa ação partilhada, em que as relações entre sujeito e objeto são estabelecidas mediadas pelas relações entre as pessoas. O paradigma esboçado sugere, assim, um redimensionamento do valor das interações sociais entre o enfermeiro e demais membros da equipe de enfermagem e dessa com a equipe multiprofissional, no contexto dos serviços de saúde. Ao ampliar o campo de atenção e cuidado, poder-se-á contemplar o adolescente na agenda do serviço de saúde, favorecendo o aumento da procura e, consequentemente, o crescimento da oferta de serviços nas unidades básicas de saúde e respectivas áreas de abrangência. Objetivos: Descrever a eficácia da atuação do enfermeiro nas diversas formas de desenvolvimento da criança e do adolescente. Metodologia: Foi realizada uma investigação aplicada, qualitativa e descritiva, no período de coleta de 09 fevereiro a 14 de março de 2017; desenvolvida por alunos do 7º período de Enfermagem na instituição de ensino UniFavip-Devry, Caruaru-PE, para identificar a aplicabilidade, em enfermagem, das teorias de Lev Vygotsky para adolescentes em desenvolvimento de habilidades intelectuais superiores. A coleta foi realizada a partir de materiais (artigos, manuais, livros) obtidos pela internet. Foram encontrados 19 materiais substanciais e foram usados 10 para confecção desse trabalho. Resultado: Vygotsky considera que todo conhecimento é sempre construído na inter-relação das pessoas, propõe, desta forma, que os fenômenos humanos sejam estudados em seu processo de transformação e mudança, portanto, em seu aspecto histórico, sendo a preocupação do pesquisador maior com o processo em observação do que com o seu produto. Observações psicológicas sugerem que os processos perceptivos da criança são inicialmente fundidos e só mais tarde se tornam mais diferenciados, entendendo-se que as habilidades de percepção de uma criança são limitadas pelo desenvolvimento de sua linguagem. Existe, assim, uma janela de eventos na zona proximal de desenvolvimento, isto é, processos já consolidados – acima da zona proximal - não se beneficiam da ação social, assim como os processos abaixo desta zona ainda não foram biologicamente iniciados e não podem ser aprendidos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reconhece as crianças e adolescentes como sujeitos sociais de direitos e garantias próprias e independentes; a Organização Mundial de Saúde (OMS) define a adolescência como um processo fundamentalmente biológico. As ideias defendidas por Vygotsky auxiliam, também, a criação das condições que permitam o diálogo, a cooperação e troca de informações mútuas, ou seja, a finalidade do processo de trabalho da enfermagem, com resultados concretos na situação sobre a qual atua. Conclusão: A família tem papel significativo no desenvolvimento do indivíduo, pois é primeira instancia do contato sociocultural da criança. É interessante, para um profissional de saúde, admitir uma razão entre essas duas concepções e trabalhar no limiar do interno e do externo. Admite-se que o desenvolvimento das funções psicológicas do ser humano é apoiado nas características biológicas e constituídas, também, ao longo da sua vida social. O único “bom ensino” é aquele que se adianta ao desenvolvimento.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, ideson rafael da et al.. A PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO – LEV SEMENOVITCH VYGOTSKI: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DO ENFERMEIRO.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44103-A-PERSPECTIVA-SOCIO-HISTORICA-DO-DESENVOLVIMENTO--LEV-SEMENOVITCH-VYGOTSKI--A-INFLUENCIA-DO-CONTEXTO-FAMILIAR-NO-. Acesso em: 07/05/2025

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