CONFLUÊNCIAS ENTRE MARIA LACERDA DE MOURA E PAULO FREIRE: PENSANDO SOBRE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
CONFLUÊNCIAS ENTRE MARIA LACERDA DE MOURA E PAULO FREIRE: PENSANDO SOBRE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Autores
  • Roberta Mendonça
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Direito
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/43925-confluencias-entre-maria-lacerda-de-moura-e-paulo-freire--pensando-sobre-educacao-emancipatoria-e-educacao-em-dire
ISSN
Palavras-Chave
Educação emancipatória, Educação em Direitos Humanos, Maria Lacerda de Moura, Paulo Freire
Resumo
Os resultados apresentados neste resumo são parte da disciplina “Tópicos Atuais em Educação I – Pensamento Pedagógico Latinoamericano” do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da UFPE, durante o semestre de 2016.2. O presente resumo buscar relacionar a proposta de educação emancipatória de Maria Lacerda de Moura e Paulo Freire, observando como elas culminam, também, em uma Educação em Direitos Humanos. O objetivo geral que norteia nossa pesquisa é: Compreender como a educação emancipatória proposta por Maria Lacerda de Moura e Paulo Freire dialoga com a educação em/para os direitos humanos. A metodologia por nós utilizada se fez a partir do método exploratório bibliográfico (GIL, 2009). É a partir da EDH, e de uma educação emancipatória, que nos propomos a analisar e discutir sobre a seguinte problemática de pesquisa: Como a educação emancipatória proposta por Maria Lacerda de Moura e Paulo Freire dialoga com a educação em/para os direitos humanos? A Educação em Direitos Humanos (EDH), pode ser entendida como um processo que orienta a formação de sujeitos de direitos, através da afirmação de uma consciência cidadã por meio do fortalecimento de práticas sociais em favor da defesa e promoção dos Direitos Humanos. Considera uma mulher forte, a frente de seu tempo em todos os quesitos, mulher de luta, feminista, revolucionária, jornalista e anarquista assim era conhecida Maria Lacerda de Moura, que fugia a qualquer tipo de rótulo, inclusive chegando a não se reconhecer enquanto feminista, uma vez que acreditava que o movimento não dava conta de todos os direitos que as mulheres necessitavam. A educação feminina, ou desedução, era o ponto chave das inquietações de Maria Lacerda, ela acreditava que a educação que as mulheres recebiam só servia pra mantê-las em seu status de inércia, aceitando todo e qualquer tipo de sujeição, seja no trabalho, em casa, ou nas escolas. Em se tratando de Freire, sua obra intitulada de “Pedagogia da Esperança”, traz algumas marcadas de como o autor percebe a educação, são elas: a educação como um ato político, a educação como um compromisso com a libertação do oprimido, a educação como uma produção de conhecimento, a educação guiada pela busca de mudanças sociais, dentre tantas outras. No que trata sobre a educação como ato político, Freire (2013) vai nos falar que o professor dever ter o discernimento necessário sobre a ideia de mundo que passa para o aluno através de suas aulas, e que sua opinião política não deve apenas ficar em seu discurso, deve fazer parte de suas ações. Acredita ainda, que o discurso e a prática não podem ser separados, e o professor deve fazer com que seus alunos possam identificar as ideologias presentes por trás de todos os discursos que são disseminados na sociedade, para que ele, o aluno, consiga perceber as verdades que estão por trás desses discursos. Assim era o trabalho de Freire, buscando libertar o oprimido de sua condição de oprimido, fazendo que ele se tronasse um ser crítico, pensante e que pudesse lutar por seus direitos, e por uma sociedade mais justa e humana, seu discurso era um discurso apaixonado. As ideias de Paulo Freire muito se assemelham as de Maria Lacerda, embora Freire não tivesse como norte apenas as mulheres, ambos lutavam por uma educação emancipatória. Observamos assim, que a proposta de Maria Lacerda caminha a partir de um viés feminista, e a educação de Paulo Freire, caminha na direção de uma educação popular, ambas se colocam a pensar em um sujeito livre, que pode desencadear mudanças sociais a partir da educação. No entanto, fica clara a noção de que tanto Maria Lacerda e Freire, estavam se utilizando não só da proposta pedagógica de uma educação emancipatória, mas estavam se propondo a educação, também, para uma educação em direitos humanos, uma vez que ambos buscavam construir um educação onde o sujeito fosse livre e detentor de direitos.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDONÇA, Roberta. CONFLUÊNCIAS ENTRE MARIA LACERDA DE MOURA E PAULO FREIRE: PENSANDO SOBRE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/43925-CONFLUENCIAS-ENTRE-MARIA-LACERDA-DE-MOURA-E-PAULO-FREIRE--PENSANDO-SOBRE-EDUCACAO-EMANCIPATORIA-E-EDUCACAO-EM-DIRE. Acesso em: 23/06/2025

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