SOBRE O HUMANO, ALTERIDADE E RECONHECIMENTO NO PENSAMENTO DE EMMANUEL LEVINAS

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
SOBRE O HUMANO, ALTERIDADE E RECONHECIMENTO NO PENSAMENTO DE EMMANUEL LEVINAS
Autores
  • Roberta Mendonça
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Direito
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/43924-sobre-o-humano-alteridade-e-reconhecimento-no-pensamento-de-emmanuel-levinas
ISSN
Palavras-Chave
Emmanuel Levinas, Outro, Direitos Humanos.
Resumo
Os resultados apresentados neste resumo são parte da monografia intitulada “Pensar o Outro e a diversidade humana: interseções entre Emmanuel Levinas e Judith Butler”, defendida no âmbito do curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Ipojuca, em dezembro de 2015. Aqui, pretende-se elucidar o pensamento do filósofo lituano Emmanuel Levinas, especialmente no que diz respeito às suas concepções sobre o conceito de humano. Como problemática, temos: Quais as concepções sobre o Outro no pensamento de Emmanuel Levinas? Analisaremos a ideia de sujeito a partir do pensamento do filósofo, e que circundam as ideias de alteridade, Mesmo, Sombra, Outro, e suas possíveis configurações. O objetivo geral consiste em apresentar discussões filosóficas, espistemológicas e pós-estruturalistas para pensar os direitos humanos a partir das ideias advindas de seu pensamento. A metodologia utilizada se faz a partir do método exploratório bibliográfico (GIL, 2009), e se justifica uma vez que pensamos em desconstruir padrões que categorizam os seres, e assim, repensar os direitos humanos. Para Levinas, a ideia de humano está além de toda e qualquer categorização que já foi feita e dita até os dias de hoje, tornando as leituras sobre o humano sempre repetitivas, uma vez que se busca categorizar o ser. Sobre os discursos e estudos realizados até hoje sobre o humano, Sayão (2009) tenta nos mostrar justamente aquilo que Levinas tanto repudia, que são as definições e conceitos rígidos sobre o humano, que para ele, Levinas, é algo transcendente. Além do fato de que, por vezes, aceitamos estes conceitos sem maiores reflexões, como se não houvessem mudanças, e existisse uma constante inércia nos padrões estabelecidos na sociedade ocidental. Segundo Levinas, quando passamos a enxergar o Outro, compreendendo suas necessidades, ajudando-o e exercitando a generosidade, temos uma visão mais ampla do que seja, de fato, e qual o verdadeiro significado da humanidade. A ideia de humano trazida por Levinas, é um humano que está basilado na ideia de preocupação com o Outro, um humano que se coloca no lugar do Outro, o que ele chama de alteridade, acreditando em uma ideia de humano que está preocupado com a realização do Outro, um humano que não é egocêntrico. Levinas acredita que é preciso pensar uma nova humanidade, um "modelo" humano que se preocupa muito mais com o Outro, onde generosidade, respeito e ética são observados e praticados, um modelo de sociedade diferente de nossa sociedade ocidental, modelo este onde nossas próprias conquistas, interesses e realizações sempre se sobrepõem aos demais. Assim, é possível compreender que, para Levinas, a ética é de suma importância, pois é elemento orientador para que seja possível reconhecer o Outro em sua subjetividade, e assim reconhecer, por exemplo, os direitos humanos, que são fundamentais e inerentes a todo sujeito, pois lhes garante existir em sua totalidade, sem que assim seja necessário corresponder as expectativas que fundam a sociedade ocidental. Essa alteridade, de que trata Levinas, é o que pode nos levar a respeitar e aceitar a diversidade humana, rompendo com as dicotomias e categorizações do humano, bem como com binarismos que são reforçados pela sociedade ocidental, que, através de seus discursos impedem a existência do Outro. Assim, o reconhecimento do Outro, através da alteridade, proposta por Levinas, pode ajudar a sociedade ocidental a pensar uma sociedade mais humana, uma sociedade mais ética, onde serão observadas as subjetividades, sem que, em contrapartida, seja preciso que este Outro precise se adequar a nenhum padrão. Se faz primordial reconhecer o sujeito enquanto pessoa, desvelado de todos os conceitos, padrões, todas as ideias e parâmetros que foram utilizados até hoje para tentar conceituar um sujeito que já nasce com uma “cicatriz” do que deve ser e de como deve se ajustar em meio a sociedade.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDONÇA, Roberta. SOBRE O HUMANO, ALTERIDADE E RECONHECIMENTO NO PENSAMENTO DE EMMANUEL LEVINAS.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/43924-SOBRE-O-HUMANO-ALTERIDADE-E-RECONHECIMENTO-NO-PENSAMENTO-DE-EMMANUEL-LEVINAS. Acesso em: 05/08/2025

Trabalho

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