O ENSINO DA BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO POR MEIO DE UM JOGO DIGITAL: A ESPÉCIE DO PASSADO

Publicado em 24/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-622-7

Título do Trabalho
O ENSINO DA BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO POR MEIO DE UM JOGO DIGITAL: A ESPÉCIE DO PASSADO
Autores
  • Beatriz Espindola Paiva
  • Camila Melo Gomes
  • Daniel Soares Amorim Sá
  • Isabelle Bezerra Cordeiro
  • Laura Eiko Fukushima Rogers
Modalidade
RESUMO
Área temática
Educação
Data de Publicação
24/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mostraextensaoufam/589459-o-ensino-da-biofisica-da-respiracao--por-meio-de-um-jogo-digital--a-especie-do-passado
ISBN
978-85-5722-622-7
Palavras-Chave
ferramenta educacional, biomecânica respiratória, motivação
Resumo
A modalidade remota ganhou amplitude, influência e força durante a pandemia da COVID-19, tornando-se a principal forma de ensino-aprendizagem em várias instituições de ensino. Porém, para toda modificação ou mudança, há os efeitos colaterais, e no caso do ensino remoto, cansaço mental, desinteresse e ansiedade foram os principais efeitos negativos adjacentes a essa modalidade. Nesse sentido, o projeto de extensão Jogos Digitais em Biofísica da Universidade Federal do Amazonas trouxe uma ideia prática e inovadora para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem remoto e mitigar os efeitos colaterais negativos supracitados como uma estratégia que fosse moderna, inédita, interessante e que captasse a atenção do estudante. Assim, foi desenvolvido o jogo denominado de “A espécie do Passado” por meio da plataforma de gamificação Seppo (disponível em https://seppo.io/). A história do jogo foi formatada de forma que captasse, de maneira eficiente, a atenção e curiosidade do estudante. Na história, os estudantes são alienígenas da raça Wara, uma raça muito avançada que usa a tecnologia para estudar os humanos. Situada no jogo como uma raça que já foi extinguida pelo tempo, os Warianos utilizam o conhecimento para compreender o funcionamento do corpo humano, com foco na biofísica da respiração. O jogo é composto por mapas interativos e o avanço para a próxima etapa ocorre com o acerto das perguntas. O foco das perguntas aborda pontos diversos da biofísica, como capacidades e volumes pulmonares, a biomecânica da respiração, os mecanismos bioquímicos envolvidos na respiração e diferenças entre doenças obstrutivas e restritivas. O jogo conta com 4 mapas únicos que motivam o estudante a progredir pelas etapas e, consequentemente, motivar o processo de ensino-aprendizagem de biofísica. “A Espécie do Passado” foi aplicado para 53 estudantes de Medicina da UFAM e 75 estudantes do ensino médio de uma escola pública, o que resultou em 128 participantes no total. Após interação com o jogo, os participantes foram convidados a responder um questionário avaliativo através do Google Forms. O formulário foi formatado de forma que contemplasse avaliar as características do jogo e o aprendizado do tema. Os resultados alcançados no total somam mais de 80% de aprovação do jogo, evidenciando o êxito da ferramenta educativa, cumprindo com os objetivos de motivar, permitir imersão dos estudantes no jogo e na temática de Biofísica da Respiração, fixar o conteúdo ministrado e mitigar os efeitos colaterais negativos supracitados.
Título do Evento
VI Mostra de Extensão da UFAM
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais da VI Mostra de Extensão da UFAM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAIVA, Beatriz Espindola et al.. O ENSINO DA BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO POR MEIO DE UM JOGO DIGITAL: A ESPÉCIE DO PASSADO.. In: Anais da VI Mostra de Extensão da UFAM. Anais...Manaus(AM) Centro de Conviência da Universidade Federal do Amazonas, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mostraextensaoufam/589459-O-ENSINO-DA-BIOFISICA-DA-RESPIRACAO--POR-MEIO-DE-UM-JOGO-DIGITAL--A-ESPECIE-DO-PASSADO. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes