FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 24/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-622-7

Título do Trabalho
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Victor José Machado de Oliveira
  • Vitória Miranda Dos Santos
  • Phellipe Froes Melo
  • Ana Beatriz Silva Sena
  • Mark Asaph Reis Eleuterio
  • João Luiz da Costa Barros
Modalidade
RESUMO
Área temática
Educação
Data de Publicação
24/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mostraextensaoufam/589328-formacao-continuada-de-professores-de-educacao-fisica--experiencias-inovadoras-na-educacao-basica
ISBN
978-85-5722-622-7
Palavras-Chave
Formação Continuada, Professores, Pesquisa-ação
Resumo
Introdução: O projeto de extensão titulado Formação Continuada de professores de Educação Física: experiências inovadoras na educação básica, procurou articular os saberes profissionais da docência produzidos na universidade e nos contextos de serviço (escola). A ênfase se deu nas práticas pedagógicas dos professores como ponto de partida para as reflexões e problematizações em busca de desenvolver propostas inovadoras para o ensino da Educação Física nas escolas de educação básica. Objetivo: Construir espaços colaborativos de formação que valorizem o magistério e a profissão docente, articulando os saberes da universidade e dos contextos de serviço e fomentar a construção de projetos e práticas inovadoras na Educação Física. Metodologia: A base metodológica pela qual a formação continuada foi produzida orientou-se na pesquisa-ação (ELLIOT, 2000; THIOLLENT, 1985). Essa abordagem toma como base a ação coletiva orientada na resolução de problemas tácitos dos contextos em que os professores estão inseridos e/ou a transformação desses contextos, através disso, fomenta o professor enquanto pesquisador da sua própria prática. A metodologia pesquisa-ação empregada constitui-se de um espiral de ciclos conforme o modelo de Kurt Lewin adaptado por Elliot (2000): 1) ciclo básico; 2) demais ciclos. Nesta formação, avançou-se no ciclo 1, com a identificação da ideia inicial. O projeto ocorreu de forma quinzenal, onde os encontros foram realizados na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, localizada na Universidade Federal do Amazonas. Resultados: A formação recebeu 29 inscrições, das quais permaneceram 18 professores até o final. Foram realizados cinco encontros de formação, subdivididos em 4 turmas. Nos encontros foram discutidos os seguintes textos, que serviram como motor de reflexão: 1) Educação Física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão (ALMEIDA, 2017); 2) Atuação docente em Educação Física escolar: entre investimento e desinvestimento pedagógico (SOUZA; NASCIMENTO; FENSTERSEIFER. 2018); 3) O trato didático-pedagógico da saúde nas aulas de Educação Física: uma experiência fundamental II (SAGREDO; ALMEIDA, 2021). Discussões: A partir do projeto, entendemos que é possível: i) construir espaços de formação para os professores que lhes assegurou sua qualificação profissional; ii) construir uma rede colaborativa com vista a promover processos e construir projetos e práticas inovadoras no ensino e gestão da Educação Física; iii) colaborar para a construção e afirmação de políticas públicas e gestão nas escola; iv) afirmar a valorização do magistério e da educação pública, gratuita e de qualidade. Conclusão: Desta maneira, a formação continuada segue princípios que partem da experiência do professor para resolução dialógica de problemas que emergem do campo refletindo na possibilidade de propostas para transformação da realidade que estes professores estão inseridos, buscando avaliar-se em sua formação e em suas atividades desenvolvidas. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, visto que as políticas públicas ainda não possibilitam que alcancemos plenamente essas intenções.
Título do Evento
VI Mostra de Extensão da UFAM
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais da VI Mostra de Extensão da UFAM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Victor José Machado de et al.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais da VI Mostra de Extensão da UFAM. Anais...Manaus(AM) Centro de Conviência da Universidade Federal do Amazonas, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mostraextensaoufam/589328-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-DE-EDUCACAO-FISICA--EXPERIENCIAS-INOVADORAS-NA-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes