METODOLOGIA FIOCRUZ DE INTELIGÊNCIA DE FUTURO: PEDAGOGIA ATIVA DA INTERAÇÃO PARA FACILITAR A INTELIGÊNCIA COOPERATIVA.

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-742-1

Título do Trabalho
METODOLOGIA FIOCRUZ DE INTELIGÊNCIA DE FUTURO: PEDAGOGIA ATIVA DA INTERAÇÃO PARA FACILITAR A INTELIGÊNCIA COOPERATIVA.
Autores
  • Wagner Martins
  • Edward Torres Maia
  • Gabriel Maia Veloso
  • MÁRCIO ALDRIN FRANÇA CAVALCANTE
  • Marcelo Jesus
  • Cláudia de Souza Ferreira Martins
Modalidade
Experiências Educativas de Docentes, tutores e preceptores da EGF-Brasília - Semana Pedagógica da EGF-Brasília
Área temática
Governança e gestão de políticas públicas e saúde
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mostraescolafiocruzbsb/472713-metodologia-fiocruz-de-inteligencia-de-futuro--pedagogia-ativa-da-interacao-para-facilitar-a-inteligencia-coopera
ISBN
978-65-5941-742-1
Palavras-Chave
Prospectiva Estratégica; Políticas Públicas; Inteligência de Futuro; Inteligência Cooperativa; Gamificação
Resumo
Este resumo tem por intenção compartilhar a experiência do Núcleo de Inteligência de Futuro (NIF) da Fiocruz Brasília acerca da combinação de metodologias ágil de gestão (Diálogos Prospectivos - DP) e ativa de aprendizagem (Gamificação) denominada Metodologia Fiocruz de Inteligência de Futuro (MFIF). Seu desenvolvimento foi um produto criado no curso de “Especialização em Inteligência de Futuro: Prospectivas, Estratégias e Políticas Públicas” (2015), para elaboração de cenários de futuro e aprimorado desde então. O MFIF se destaca pela incorporação de elementos da prospectiva estratégica de Michel Godet e do planejamento situacional de Carlos Matus. Sua justificativa de criação concerne ao mundo contemporâneo, complexo e repleto de incertezas, que impõe os sujeitos a agirem cooperativamente, para que ações derivadas possam ser efetivas no enfrentamento dos desafios sociais. Dessa forma, a prospectiva emerge como estímulo à imaginação, permitindo que o sujeito esteja atento às possibilidades do futuro, a partir de reflexão coletiva e uso de linguagem comum, em um processo de concentração nas trajetórias de possíveis futuro. Assim, a atitude prospectiva pode ser aplicada a conduzir projetos e mobilizar organizações/cidadãos, processar problemas complexos e transdisciplinares para equacionar situações indesejáveis no cotidiano do agir político necessário ao planejamento. A partir dessas premissas, vislumbrou-se a necessidade da combinação de uma pedagogia ativa complementar ao método de DP, para a formação de agentes políticos que pretendem com sua ação, transformar a realidade que conhecem, a partir da compreensão de dinâmicas reflexivas sobre sistemas complexos, por meio da análise de fatores portadores de futuro e da identificação das incertezas para a construção de hipóteses e cenários de futuros. A Gamificação emergiu como elemento aglutinador, correlacionando teoria/prática, estimulando processos construtivos de reflexão-apropriação-ação frente ao jogo social, com dinâmicas que permitem fortes interações entre participantes e aprendizagem sistêmica dentro do objeto de estudo, ativando-se assim, a inteligência cooperativa. Destaca-se, ainda, que o jogo social de Carlos Matus é considerado o fio-condutor para desenvolver a simulação da realidade, por meio de sua adaptação para o modelo de Gamificação utilizando o Role-Playing Game (RPG). Como mecânica do RPG, os alunos devem usar recursos de poder em negociações para construir consensos operativos, a partir de vivência metafórica de situações, podendo desenvolver objetivos e estratégias, a partir de cenários, e usar esses elementos para interagir em grupo pactuando objetivos e uma visão de futuro para que sejam utilizados como insumos a serem levados para a etapa final de negociação e pactuação no jogo social. Assim, o MFIF apresenta plenas condições para a modalidade pedagógica ativa a partir da concepção de Dewey (2010), tendo em vista o uso de “(...) atividade intencional com propósito, controlada pela percepção de fatos e de suas interrelações (...) capacidade de relacionar condições presentes com resultados futuros (...)” (DEWEY, 2010, p. 76), sendo o aluno centro dos processos de ensino/aprendizagem, com autonomia e problematização da realidade, e o professor como mediador/facilitador. O MFIF já foi utilizado em cinco edições do Curso de Verão da Escola Fiocruz de Governo (2018 a 2022), com foco na implementação da Agenda 2030 e seus ODS, com participação de 120 alunos.
Título do Evento
Mostra Escola de Governo Fiocruz Brasília
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Pesquisasus: Coletânea de Trabalhos e Experiências da Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Wagner et al.. METODOLOGIA FIOCRUZ DE INTELIGÊNCIA DE FUTURO: PEDAGOGIA ATIVA DA INTERAÇÃO PARA FACILITAR A INTELIGÊNCIA COOPERATIVA... In: Pesquisasus: Coletânea de Trabalhos e Experiências da Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília. Anais...Brasília(DF) Fiocruz, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mostraescolafiocruzbsb/472713-METODOLOGIA-FIOCRUZ-DE-INTELIGENCIA-DE-FUTURO--PEDAGOGIA-ATIVA-DA-INTERACAO-PARA-FACILITAR-A-INTELIGENCIA-COOPERA. Acesso em: 08/06/2025

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