MARUJADA DE BRAGANÇA (PA): LIVE E AÇÕES EDUCATIVAS NO CAMPO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL EM BRAGANÇA (PARÁ).

Publicado em 13/10/2022 - ISBN: 978-65-5941-853-4

Título do Trabalho
MARUJADA DE BRAGANÇA (PA): LIVE E AÇÕES EDUCATIVAS NO CAMPO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL EM BRAGANÇA (PARÁ).
Autores
  • Lilian Souza
  • Irmandade da Marujada São Benedito de Bragança
  • João Batista Pinheiro
  • José Maria Santiago da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 10 – Comunidades: participantes efetivas das ações educativas
Data de Publicação
13/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mestreseconselheiros2022/500538-marujada-de-braganca-(pa)--live-e-acoes-educativas-no-campo-do-patrimonio-imaterial-em-braganca-(para)
ISBN
978-65-5941-853-4
Palavras-Chave
Patrimônio Imaterial, Salvaguarda, Educação Patrimonial, Oralidade de Detentores; Culto ao São Benedito
Resumo
A Marujada de Bragança (Pa), manifestação cultural em culto ao santo negro São Benedito ocorre na Cidade de Bragança no Estado do Pará. Um grupo de pessoas negras que estavam condicionadas à escravidão, viram os atos culturais da religião católica de louvar ao santo com características e particularidades muito próximas as suas, o meio de agradecer a fartura ocorridas nos cultivos das plantações. Ao solicitarem a seus senhores o culto à seu santo de devoção, surge uma assimilação da cultura do outro, imposta como forma de domínio mas com uma nova composição de símbolos e representações em louvor ao santo negro. A manifestação da marujada ocorre datação da criação da Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança (IG SBB) em 03 de setembro de 1798 e se estende até o ano de 1947, quando ela é transformada em sociedade civil”. (SILVA, 1997, p. 35). . Nesta representação iremos abordar algumas das ações culturais realizadas pela Irmandade do glorioso São Benedito no ano de 2020 em especial. Ano atípico, devido a propagação do vírus provocado pela variante da Covid-19. As atividades em todos os segmentos em nossas vidas deram espaço para incertezas em relação ao retorno de nosso cotidiano. Em meio ao caos, iniciativas de apoio aos grupos culturais surgem por meio de lançamentos de editais de incentivo à cultura, e nesse cenário cria-se a possibilidade de lançamentos de editais através da Lei Aldir Blanc no Brasil descortinando uma série de iniciativas. No Estado do Pará não foi diferente, a Secretária de Cultura- SECULT/PA disponibilizou por meio de outras diretorias, pautas nas áreas de patrimônio cultural. Conseguirmos por meio do segmento de patrimônio imaterial aprovar uma ação educativa com participação de detentores da manifestação e agentes das instituições da esfera municipal, estadual e federal. A proposta consistiu em momentos de trocas das vivências e escutas referentes às memórias ancestrais na manifestação no que tange religião, irmandade, culto a São Benedito, música, danças, ofícios, mestres do louvor e tocador de rabeca, e a artesã de chapéus de maruja ações essas pertinentes para detentores deste bem enquanto ação de salvaguarda. Promover rodas de conversas de forma dinâmica a partir das oralidades relatando viabilização da transmissão entre as gerações, o reconhecimento, a valorização e o fortalecimento e permanência de ações voltadas para educação patrimonial. O foco do trabalho naquele momento reforçou as atuações hierárquicas de cada detentor na manifestação, com suas narrativas dos ritmos nas danças, do protagonismo de foliões nas três Comitivas de São Benedito das praias, campos e colônias onde percorrem meses esmolando na casa de cada promesseiro devoto do santo preto, e de saberes. As danças Roda, Retumbão, Chorado Marzuca, Xote e Contradança, a música tocando pelo grupo musical Regional da Marujada, reviver o ritual sagrado dos cânticos dos foliões que permitem a transmissão desta tradição de forma coletiva.
Título do Evento
13º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 13º Mestres e Conselheiros: o futuro do patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Lilian et al.. MARUJADA DE BRAGANÇA (PA): LIVE E AÇÕES EDUCATIVAS NO CAMPO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL EM BRAGANÇA (PARÁ)... In: Anais do 13º Mestres e Conselheiros: o futuro do patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mestreseconselheiros2022/500538-MARUJADA-DE-BRAGANCA-(PA)--LIVE-E-ACOES-EDUCATIVAS-NO-CAMPO-DO-PATRIMONIO-IMATERIAL-EM-BRAGANCA-(PARA). Acesso em: 16/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes