A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A PARTIR DA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Publicado em 14/08/2017 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A PARTIR DA LITERATURA INFANTOJUVENIL
Autores
  • Anna de Grammont
Modalidade
Resumo
Área temática
2 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Eixo 6 – Educação patrimonial na escola Eixo 7 – Museus, arquivos e educação patrimonial Eixo 8 – A cidade, lugar da educação patrimonial Eixo 9 – Educação patrimonial e trabalho: os ofícios tradicionais Eixo 10 – Comunidades: participantes efetivas das ações educativas
Data de Publicação
14/08/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mestreseconselheiros2017/51488-a-preservacao-do-patrimonio-cultural-a-partir-da-literatura-infantojuvenil
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Literatura infanto-juvenil, Arquitetura Civil Colonial.
Resumo
A preservação do Patrimônio Cultural continua sendo um desafio para os sítios históricos. Em relação ao Patrimônio Edificado, mudanças na dinâmica de desenvolvimento urbano, provocadas por diversos fatores, têm descaracterizado os acervos arquitetônicos e suas paisagens urbanas. Os instrumentos de preservação têm sido insuficientes para impedi-las ou não têm conseguido ser efetivamente implementados. Este artigo se propõe a tratar de um destes instrumentos de preservação: a educação patrimonial. A proposta é trabalhar o tema através de um livro infantojuvenil que possa ser utilizado em processos educativos formais e informais de reconhecimento, valorização e preservação do Patrimônio Cultural material (IPHAN, 2014). A escassez e muitas vezes a ausência de instrumentos de apoio que trate especificamente da preservação do patrimônio são um grande entrave para iniciativas de educação patrimonial. Professores, pais e mesmo administradores, interessados na preservação e no uso sustentável dos bens históricos, têm dificuldade de encontrar material de informação e sensibilização das comunidades onde estão inseridos. A busca de formas de suprir uma parte desta demanda é o tema deste artigo, relatando parte do desenvolvimento e do processo de elaboração de um livro infantil e juvenil sobre características da arquitetura civil e da paisagem urbana das cidades históricas como um instrumento de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado. O problema colocado é a reflexão sobre como produzir um livro infantil e juvenil sobre acervo arquitetônico do passado e a paisagem urbana nas cidades e vilas coloniais que funcione como ferramenta pedagógica e tenha a possibilidade/capacidade de despertar e sensibilizar crianças, jovens e suas famílias sobre o assunto. Para alcançar este intento, é preciso informar sobre o acervo arquitetônico e a paisagem urbana nas cidades e vilas coloniais e as diretrizes para sua manutenção e preservação. É necessário ainda provocar reflexões sobre os câmbios progressivos a que as cidades históricas estão submetidas, sobre as implicações positivas e negativas do desenvolvimento econômico e turístico para a preservação e sobre os principais problemas que os sítios históricos enfrentam, tais como a constante pressão de crescimento populacional, a falta de planejamento urbano e seu desastroso impacto no tráfego e na manutenção das áreas verdes. Dentro deste entendimento, a elaboração do livro que este artigo pretende relatar envolve questões relacionadas ao conteúdo do livro, em temas relativos ao que já foi disposto, e a questões relativas à transmissão deste conteúdo, em aspectos relacionados à pedagogia, à literatura infanto-juvenil, aos livros ilustrados (como opção adotada) e ainda à construção dos personagens em aspectos subjetivos que estão intrinsicamente relacionados à história brasileira. Outro objetivo, e um desafio ainda maior, é encontrar formas literárias e lúdicas de tratar estes temas.
Título do Evento
IX FÓRUM MESTRES E CONSELHEIROS
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do IX Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GRAMMONT, Anna de. A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A PARTIR DA LITERATURA INFANTOJUVENIL.. In: Anais do IX Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) CAD II - UFMG, 2017. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mestreseconselheiros2017/51488-A-PRESERVACAO-DO-PATRIMONIO-CULTURAL-A-PARTIR-DA-LITERATURA-INFANTOJUVENIL. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes