A (IN)SUFICIÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO

Publicado em 18/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0360-5

Título do Trabalho
A (IN)SUFICIÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO
Autores
  • Alyssandra Viana Fonseca
  • Patrícia Micarla Guedes da Silva
  • Ana Maria de Oliveira Paz
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação, Linguagens e Ensino na atualidade
Data de Publicação
18/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jrllfl-colit/601136-a-(in)suficiencia-do-letramento-digital-de-professores-de-lingua-portuguesa-para-implementacao-do-ensino-remoto
ISBN
978-65-272-0360-5
Palavras-Chave
Ensino de Língua Portuguesa, Ensino remoto, Letramento digital
Resumo
As demandas de utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) já se refletem, há algum tempo, em todas as esferas sociais, inclusive nas de trabalho. Entretanto, estas foram intensificadas no período pandêmico por Covid-19 no Brasil. No âmbito educacional, os professores precisaram, em suas atividades laborais, utilizar artefatos digitais tais como Google Meet, Zoom, dentre outros na mediação do processo de ensino-aprendizagem, demandando destes alguns letramentos, principalmente, os digitais. Frente ao exposto, este trabalho objetiva discutir as condições de atuação profissional dos docentes de Língua Portuguesa (LP), atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio no estado do RN, no tocante aos letramentos digitais, na implementação do ensino remoto, bem como a (in)suficiência e as implicações desses letramentos para a condução satisfatória da referida disciplina nessa modalidade de ensino. Em termos teóricos, alicerça-se nos aportes dos Estudos de Letramento como prática social (KLEIMAN, 1995; STREET, 1995), mais precisamente nos oriundos de discussões focadas no Letramento digital do professor em espaços de atuação profissional (COSCARELLI; RIBEIRO, 2005; BUZATO, 2006; ROJO, 2013, dentre outros). Metodologicamente, insere-se no campo da Linguística Aplicada, assume uma abordagem de dados de natureza qualitativo-interpretativista e utiliza como instrumento de geração de dados entrevistas semiestruturadas aplicadas remotamente. Como resultados, destacam-se que as condições de atuação profissional dos docentes no período remoto, em termos de letramentos digitais, não foram suficientes, pois na maioria dos casos, observou-se uma exígua formação continuada, sobretudo para os professores com mais anos de atuação, no tocante ao uso de recursos digitais em aulas, tais como plataformas, aplicativos e outros dispositivos como suportes ao ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. Referências: BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos Digitais e Formação de Professores. São Paulo: III Congresso Ibero-Americano EducaRede: Educação, Internet e Oportunidades, 2006. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. ROJO, Roxane. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. STREET, Brian. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Londres: Longmam, 1995.
Título do Evento
IV JORNADA RONDONIENSE DE LITERATURA, LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA & III COLÓQUIO SOBRE LITERATURA E TRANSVERSALIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais da IV Jornada Rondoniense de Literatura, Linguística e Filologia da Língua Portuguesa & III Colóquio sobre Literatura e Transversalidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONSECA, Alyssandra Viana; SILVA, Patrícia Micarla Guedes da; PAZ, Ana Maria de Oliveira. A (IN)SUFICIÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jrllfl-colit/601136-A-(IN)SUFICIENCIA-DO-LETRAMENTO-DIGITAL-DE-PROFESSORES-DE-LINGUA-PORTUGUESA-PARA-IMPLEMENTACAO-DO-ENSINO-REMOTO. Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

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