INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE MEDICINA: EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVA DE ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE EM VILA VELHA/ES

Publicado em 26/01/2018 - ISBN: 978-85-5722-054-6

Título do Trabalho
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE MEDICINA: EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVA DE ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE EM VILA VELHA/ES
Autores
  • Waléria Gramilich Baratella
  • Gustavo Cardoso Coutinho
  • Kamilly Gramilich Baratella
  • Ana Rosa Murad Szpilman
Modalidade
Pesquisa Finalizada
Área temática
Saúde Coletiva
Data de Publicação
26/01/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornadamedicinauvv/73203-iniciacao-cientifica-no-curso-de-medicina--experiencia-e-perspectiva-de-alunos-de-uma-universidade-em-vila-velhae
ISBN
978-85-5722-054-6
Palavras-Chave
graduação médica; iniciação científica; residência médica
Resumo
A iniciação cientifica (IC) compreende o desenvolvimento de um projeto de pesquisa sob a orientação de um docente por um discente de graduação, contemplado ou não por bolsa de fomento. A IC faz parte do tripé ensino-pesquisa-extensão e atende às diretrizes nacionais curriculares dos cursos de medicina, podendo existir como atividade obrigatória, eletiva ou extracurricular. O objetivo foi analisar a experiencia de estudantes de medicina em projetos de iniciação científica, caracterizando o perfil da produção científica desse grupo e avaliando a perspectiva em relação ao valor agregado do projeto à sua vida acadêmica. Método: aplicação de formulário de entrevista aos alunos do curso de medicina da Universidade Vila Velha (UVV), que participaram do programa de iniciação científica no período de agosto de 2016 a julho de 2017, durante a apresentação final de seus trabalhos. Foram entrevistados 23 alunos de medicina durante a apresentação final de seus projetos. A maioria dos alunos procurou fazer IC pela possibilidade de pontuar em processos seletivos de residência médica (PSRM), sendo que 52% dos alunos iniciaram seus projetos após o 3º ano do curso. Dos 23 projetos, 10 beneficiaram-se de metodologia qualitativa, 9 foram quantitativos, e 3 quanti-qualitativos, e desse total, 65% não teve vivência em laboratório. Apenas 1 aluno não terminou seu projeto dentro de 1 ano e 18 avaliaram a orientação recebida como excelente ou boa e 3 como regular. Do grupo total avaliado, 60% não conseguiu publicar, 30% aguardam a avaliação da revista acerca do manuscrito submetido e 2 alunos conseguiram publicar capítulos de livros. 22 alunos consideraram seu aproveitamento durante o período da iniciação como bom ou excelente, sendo que apenas 4 não voltariam a fazer iniciação científica durante a graduação. Todos os participantes recomendam a iniciação cientifica como atividade acadêmica extracurricular. A maioria dos alunos viram na IC uma forma de pontuar nos PSRM. No entanto, a maior parte dos participantes não conseguiu publicar seus trabalhos e não foi objetivo desse projeto avaliar as razões pelas quais não foi possível fazê-lo. Apesar de serem escassos na literatura os trabalhos que avaliem objetivamente a importância da IC nos PSRM, é evidente que essa atividade pode favorecer a pro atividade acadêmica e iniciar o futuro médico em processo de pesquisa, tão essencial para se manter atualizado durante sua vida profissional.
Título do Evento
I Jornada Científica da Medicina - UVV
Cidade do Evento
Vila Velha
Título dos Anais do Evento
Anais da I Jornada Científica do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARATELLA, Waléria Gramilich et al.. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE MEDICINA: EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVA DE ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE EM VILA VELHA/ES.. In: Anais da I Jornada Científica do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha. Anais...Vila Velha(ES) UVV, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornadamedicinauvv/73203-INICIACAO-CIENTIFICA-NO-CURSO-DE-MEDICINA--EXPERIENCIA-E-PERSPECTIVA-DE-ALUNOS-DE-UMA-UNIVERSIDADE-EM-VILA-VELHAE. Acesso em: 06/07/2025

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