A NATUROPATIA NA PEDAGOGIA: A INCLUSÃO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-870-2

Título do Trabalho
A NATUROPATIA NA PEDAGOGIA: A INCLUSÃO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO
Autores
  • Rejanne Lima Serejo Gentil
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 09 - Educação Especial
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/657945-a-naturopatia-na-pedagogia--a-inclusao-de-terapias-integrativas-e-complementares-em-criancas-com-transtornos-de-n
ISBN
978-85-5722-870-2
Palavras-Chave
Naturopatia. Pedagogia. Inclusão. Terapias e Neurodesenvolvimento.
Resumo
Atualmente, acredita-se na necessidade de mudança de paradigma na área da educação e saúde. Em 2017, o Ministério da Saúde incluiu a naturopatia na Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares. A naturopatia por sua vez, é um conjunto de técnicas, com o objetivo de restaurar o estado de saúde no organismo através de produtos e métodos naturais, inclui ainda diversas técnicas e terapias não invasivas, como massagens, exercícios e aconselhamento nutricional. Pensando no público que possuem transtornos de neurodesenvolvimento com condições de déficit no desenvolvimento que trazem prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional, existe uma preocupação no sentido de quais tratamentos naturais poderão ser substituídos pela medicação prescrita, que muitas das vezes gera riscos de efeitos colaterais, dependência e abuso. Justamente por isso, está tão intensa a busca por tratamentos naturais, com efeitos positivos e sustentáveis. Nesse sentido, as práticas integrativas e complementares da naturopatia além de gerarem redução de custos, tem se mostrado eficazes na promoção da saúde de pessoas com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); transtorno do espectro Autista e Distúrbios da aprendizagem.
Título do Evento
III JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - EDUCAÇÃO E SAÚDE: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Cidade do Evento
Santa Inês
Título dos Anais do Evento
Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GENTIL, Rejanne Lima Serejo. A NATUROPATIA NA PEDAGOGIA: A INCLUSÃO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO.. In: Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA - Campus Santa Inês, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/657945-A-NATUROPATIA-NA-PEDAGOGIA--A-INCLUSAO-DE-TERAPIAS-INTEGRATIVAS-E-COMPLEMENTARES-EM-CRIANCAS-COM-TRANSTORNOS-DE-N. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes