HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM JUAZEIRO-BA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE O GINÁSIO RUY BARBOSA

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-870-2

Título do Trabalho
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM JUAZEIRO-BA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE O GINÁSIO RUY BARBOSA
Autores
  • Vitor Hugo Rodrigues Carvalho
  • Débora Carine Rodrigues Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 07 - História da Educação
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/655566-historia-da-educacao-em-juazeiro-ba--perspectiva-teorico-metodologica-de-uma-pesquisa-sobre-o-ginasio-ruy-barbosa
ISBN
978-85-5722-870-2
Palavras-Chave
Educação. Análise Sócio-histórica. Processos de escolarização.
Resumo
A obra “Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: Análise Sócio-Histórica da Criação e Consolidação de uma Instituição Escolar”, do professor Dr. José Roberto Gomes Rodrigues, traz uma análise da história das relações sociais, culturais e políticas encontradas na instalação e no desenvolvimento da instituição escolar Ginásio Ruy Barbosa, localizada em Juazeiro-BA. Assim, o objetivo deste trabalho foi sintetizar a perspectiva metodológica do estudo apresentado na obra. O livro traz uma pesquisa histórica que foi desenvolvida através da coleta e a análise de documentos de acervos, em Juazeiro e Salvador, assim como entrevistas semiestruturadas com pessoas que envolvidas na história dessa instituição ou que guardavam memórias de fatos que poderiam contribuir com a pesquisa. Muitos documentos foram coletados em acervos do Ginásio Ruy Barbosa, no Arquivo Público do Estado da Bahia e na Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Foram visitadas a Biblioteca da Câmara Municipal de Juazeiro e a Biblioteca Pública Municipal. Além disso, foram consultadas obras sobre a história da cidade, como as seguintes: Memória histórica de Juazeiro, Palavras de amor a Juazeiro, Juazeiro da Bahia à luz da história, entre outros. Acerca das opções teóricas e conceituais a obra recorre a autores como Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, Daniel Thin, Guy Vincent e outros. Por fim, considera-se que sintetizar e compartilhar os aspectos metodológicos dessa pesquisa contribua para que outros pesquisadores possam se inspirar e aprender com os percursos e métodos adotados pelo autor e adaptá-los para seus próprios estudos.
Título do Evento
III JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - EDUCAÇÃO E SAÚDE: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Cidade do Evento
Santa Inês
Título dos Anais do Evento
Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Vitor Hugo Rodrigues; CARVALHO, Débora Carine Rodrigues. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM JUAZEIRO-BA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA SOBRE O GINÁSIO RUY BARBOSA.. In: Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA - Campus Santa Inês, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/655566-HISTORIA-DA-EDUCACAO-EM-JUAZEIRO-BA--PERSPECTIVA-TEORICO-METODOLOGICA-DE-UMA-PESQUISA-SOBRE-O-GINASIO-RUY-BARBOSA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes