O USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA PARA MINIMIZAR AS ABSTRAÇÕES DO ENSINO DE FÍSICA

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-870-2

Título do Trabalho
O USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA PARA MINIMIZAR AS ABSTRAÇÕES DO ENSINO DE FÍSICA
Autores
  • Anderson Sobrinho
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 13 - Ensino de Ciências
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/616567-o-uso-de-laboratorios-virtuais-como-ferramenta-para-minimizar-as-abstracoes-do-ensino-de-fisica
ISBN
978-85-5722-870-2
Palavras-Chave
Laboratórios virtuais; Conceitos da física; aviação.
Resumo
Este resumo tem como ideia central analisar o uso dos laboratórios de Física nas escolas da Educação Básica, uma vez que a inserção de laboratórios físicos tem valor custoso fato que dificulta sua aplicação em muitas escolas, principalmente, as da rede pública. O que corrobora para esta colocação são as reclamações dos alunos no sentido da falta dos laboratórios. Esta falta tem feitos muitos alunos desanimarem de aprender física achando que esta ciência é somente para os gênios. Tendo como objetivo verificar se o uso dos laboratórios traz resultados promissores para educação, minimizando as abstrações que o ensino de Física apresenta e permitindo aos alunos melhor compreensão dos conceitos, uma vez que esta ciência é fundamental para agregar os alunos em muitas áreas técnicas. Utilizou-se, como base, artigos das plataformas Google Acadêmico, Scielo, Educapes, Revista de Educação, Revista Ciências e Matemática que trazem informações sobre a falta de laboratórios de ensino de Física na Educação Básica, bem como as inquietações dos alunos neste sentido, acrescentando-se os benefícios da utilização dos laboratórios virtuais. Aplicou-se um produto educacional na Escola Estadual Cardoso Fontes, localizada no Estado do Rio de Janeiro, com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, onde foram apresentados a eles os simuladores virtuais PHET e Vascak direcionando a apresentação para associação dos conceitos da Física com o cotidiano mais precisamente o funcionamento de um avião e seus subsistemas. Ao final do trabalho, identificou, através de relatos dos alunos, avanço positivo no processo ensino aprendizagem, onde as abstrações foram minimizadas e até suprimidas. Uma das perguntas feitas durante o roteiro de entrevistas era se eles conheciam simuladores virtuais. Após aplicação do produto educacional os alunos afirmaram que foi muito proveitoso o contato com os laboratórios virtuais pedindo para que aquela maneira de ensinar fosse realizada no próximo ano, uma vez que estavam encerrando o ano letivo. Segue algumas colocações dos alunos: Aluno 1 inicialmente não sabia, após o produto educacional ele diz que com os laboratórios virtuais os alunos saem do quadro, papel e caneta. Aluno 2 afirmou auxiliar no ensino nos dois momentos, sendo que no segundo ele expressa que os detalhes foram ricos. Aluno 3 não conhecia o laboratório virtual, após o produto teve a seu acervo de conhecimento somados conceitos que podem ser tratados nos laboratórios. Aluno 4 faz uma análise futura sobre os laboratórios dizendo que podem auxiliar, após aplicação do produto educacional ele afirma que os laboratórios auxiliaram seu aprendizado. Aluno 6 expressou a importância no aprendizado e compreensão utilizando os laboratórios virtuais, saindo do caderno, quadro, cartazes, ele ainda, menciona a extensão para outras áreas usando o laboratório, e critica o contato tão tardio. Após aplicação, ele afirma que os laboratórios são de fácil entendimento. Aluno 8 afirmou nos dois momentos das entrevistas que a aprendizagem auxilia, justificando que ficou mais claro após aplicação do produto educacional. Estas colocações confirmam que o uso dos laboratórios virtuais são proveitosos para o processo ensino aprendizagem.
Título do Evento
III JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - EDUCAÇÃO E SAÚDE: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Cidade do Evento
Santa Inês
Título dos Anais do Evento
Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOBRINHO, Anderson. O USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA PARA MINIMIZAR AS ABSTRAÇÕES DO ENSINO DE FÍSICA.. In: Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA - Campus Santa Inês, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/616567-O-USO-DE-LABORATORIOS-VIRTUAIS-COMO-FERRAMENTA-PARA-MINIMIZAR-AS-ABSTRACOES-DO-ENSINO-DE-FISICA. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes