METODOLOGIA E EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A IMAGEM DO ARCO-ÍRIS DO DESEJO

Publicado em 02/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-026-2

Título do Trabalho
METODOLOGIA E EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A IMAGEM DO ARCO-ÍRIS DO DESEJO
Autores
  • Luciana Crivellari Dulci
  • Neide das Graças de Souza Bortolini
Modalidade
3) Práticas do Teatro do Oprimido na Educação Formal
Área temática
Educação e Resistência
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jitou2020/289736-metodologia-e-experiencia-no-ensino-superior---a-imagem-do-arco-iris-do-desejo
ISBN
978-65-5941-026-2
Palavras-Chave
Apresentação: https://youtu.be/dUwJvfi4Vsg
Resumo
Este relato aborda a metodologia de ensino aplicada em uma disciplina eletiva, ofertada no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (MG/Brasil), ministrada pelas autoras, com o objetivo de investigar e aplicar as técnicas terapêuticas contidas no livro "O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia" (BOAL, 2002). Através das vivências experimentadas pelo grupo de alunos da disciplina, esta funcionou como um laboratório coletivo de experimentação e campo de pesquisa. O início do curso foi dedicado à apresentação da proposta, o estabelecimento de confiança entre os participantes e o contato com o livro "Teatro do oprimido e outras poéticas políticas" (BOAL, 1975), utilizado para abrir as discussões sobre os jogos teatrais propostos e utilizados pelo autor, dos quais foram escolhidos alguns a serem vivenciados nas aulas práticas, tais como o “teatro-imagem” e o “quebra de repressão”. A segunda parte do curso concentrou-se na realização da técnica “A imagem do arco-íris do desejo”, que vislumbra todos os sujeitos como uma luz branca que, difratada, revela-se outras cores. Esse jogo possibilita grande autoconhecimento ao permitir que cada participante se posicione como protagonista, trazendo uma questão pessoal a ser trabalhada em cena. O protagonista escolhe, dentre os participantes, seu antagonista e outros para atuar como seus vários sentimentos. Uma primeira “constelação” é formada com a imagem de como o protagonista vê a realidade e, depois dos enfrentamentos e da cena esclarecida, uma segunda “constelação” é criada com a imagem de como o protagonista gostaria que fosse, idealisticamente, a realidade. As professoras coordenaram os jogos, juntamente com dois monitores (que também eram bolsistas de duas pesquisas articuladas). Ao final dos jogos ,todos puderam contribuir com suas percepções e sentimentos experimentados e vivenciados. A atualidade desta abordagem artística e terapêutica pode ser observada em uma bem sucedida prática pedagógica.
Título do Evento
VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Título dos Anais do Evento
Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DULCI, Luciana Crivellari; BORTOLINI, Neide das Graças de Souza. METODOLOGIA E EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A IMAGEM DO ARCO-ÍRIS DO DESEJO.. In: Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jitou2020/289736-METODOLOGIA-E-EXPERIENCIA-NO-ENSINO-SUPERIOR---A-IMAGEM-DO-ARCO-IRIS-DO-DESEJO. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes