CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO DO OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ABANDONO, RETOMADA E PERMANÊNCIA

Publicado em 02/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-026-2

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO DO OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ABANDONO, RETOMADA E PERMANÊNCIA
Autores
  • Edina Honorato Gonçalves
Modalidade
1) Comunicação de processos de pesquisa
Área temática
Educação e Resistência
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jitou2020/289169-contribuicoes-do-teatro-do-oprimido-na-educacao-de-jovens-e-adultos-(eja)--abandono-retomada-e-permanencia
ISBN
978-65-5941-026-2
Palavras-Chave
Apresentação:
Resumo
O texto elaborado está associado à pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo identificar as questões que implicam no abandono e retorno dos estudantes inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de processos cênicos associados à história de vida dos participantes. Para tanto, esta investigação científica se fundamenta nos estudos teóricos pautados na Educação, sobretudo em Paulo Freire e Henry Giroux e na Pedagogia Teatral, cabendo destacar Augusto Boal, Bertolt Brecht e Viola Spolin. A pesquisa de campo associada à este trabalho, processo este que vai envolver no primeiro semestre do ano de 2021 uma turma composta por estudantes matriculados no Ensino Médio ofertado pelo Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos - (CEEBJA) situado em um bairro periférico de Curitiba. O intuito é orientar os participantes na disciplina "Arte" ofertada pela matriz curricular desta Escola, quando os mesmos serão estimulados à vivência e também ao debate sobre distintas situações geradoras de abandono e de retorno na modalidade escolar EJA. Para tanto, pretende-se recorrer ao Teatro do Oprimido, especialmente o Teatro Fórum, o Teatro Imagem e o Teatro Jornal, assim como, à propostas teatrais desenvolvias por Viola Spolin. É considerável o alto índice de abandono escolar de jovens, adultos e idosos que, em função de condições adversas deixaram de frequentar os bancos escolares convencionais na idade apropriada. O teatro no contexto da EJA é de fundamental importância, na medida em que amplia o repertório artístico e cultural dos envolvidos possibilitando aos mesmos a vivência e o questionamento sobre distintas situações vivenciadas na cena. O intuito é que o trabalho contribua para a desestabilização do contexto social brasileiro marcado pela marginalização, exclusão e opressão de sujeitos que buscam concluir os seus estudos movidos pela perspectiva de inserção produtiva no mundo do trabalho.
Título do Evento
VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Título dos Anais do Evento
Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Edina Honorato. CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO DO OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ABANDONO, RETOMADA E PERMANÊNCIA.. In: Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jitou2020/289169-CONTRIBUICOES-DO-TEATRO-DO-OPRIMIDO-NA-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-(EJA)--ABANDONO-RETOMADA-E-PERMANENCIA. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes