JOGO, EDUCAÇÃO E TEATRO DO OPRIMIDO: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO COMO ARTE MARCIAL

Publicado em 02/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-026-2

Título do Trabalho
JOGO, EDUCAÇÃO E TEATRO DO OPRIMIDO: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO COMO ARTE MARCIAL
Autores
  • Cilene Canda
Modalidade
1) Comunicação de processos de pesquisa
Área temática
Educação e Resistência
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jitou2020/287260-jogo-educacao-e-teatro-do-oprimido--reflexoes-sobre-o-teatro-como-arte-marcial
ISBN
978-65-5941-026-2
Palavras-Chave
Apresentação: https://youtu.be/3JRa2K8YiBA
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte com resultados da pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisa, de caráter qualitativo, analisou o processo de formação estética e política de trabalhadores da indústria pelo viés do Teatro do Oprimido, desde o processo formativo desencadeado por jogos teatrais, à montagem cênica e à intervenção dos espect-atores em um espetáculo de Teatro-fórum. O recorte feito na pesquisa trata especificamente da abordagem estético-política do TO, utilizada com grupos de trabalhadores da indústria. O texto valoriza a formação de trabalhadores, do ponto de vista estético, por despertar a sensibilidade necessária à metáfora cênica e à leitura crítica das opressões sociais. Os jogos do TO favorecem a uma formação política, pois desperta homens e mulheres para o prolema da mecanização do corpo/mente construída no cotidiano social e em tarefas realizadas na rotina de trabalho, diminuindo a capacidade de leitura crítica da realidade. Os jogos apresentam também um viés pedagógico, na medida em que os/as participantes aprendem a criar e a se expressar e a conhecer novas formas de perceber o mundo de modo mais sensível e reflexivo. A pesquisa revelou a influência da prática do Teatro do Oprimido para a ampliação do olhar estético de trabalhadores, tão apartados de experiências estéticas em seu cotidiano de trabalho, a partir de depoimentos de tais trabalhadores sobre a experiência vivenciada. Destacamos também a aprendizagem improvisacional em teatro, tendo como horizonte político-pedagógico os princípios e as práticas de jogos e exercícios amplamente difundidos na obra de Augusto Boal e por autores como Bárbara Santos, Licko Turle e Antônia Pereira, em contraste com o referencial utilizado na Pedagogia do Teatro para abordar elementos artístico-pedagógicos do jogo, a saber, os estudos de Desgranges, C. Soares, Ryngaert e S. Viganó.
Título do Evento
VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Título dos Anais do Evento
Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CANDA, Cilene. JOGO, EDUCAÇÃO E TEATRO DO OPRIMIDO: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO COMO ARTE MARCIAL.. In: Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jitou2020/287260-JOGO-EDUCACAO-E-TEATRO-DO-OPRIMIDO--REFLEXOES-SOBRE-O-TEATRO-COMO-ARTE-MARCIAL. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

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