Título do Trabalho
ESTÉTICA DO OPRIMIDO VS. ESTÉTICA DA LIBERTAÇÃO
Autores
  • Gustavo Hessmann Dalaqua
Modalidade
1) Comunicação de processos de pesquisa
Área temática
Estética da Resistência
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jitou2020/283412-estetica-do-oprimido-vs-estetica-da-libertacao
ISBN
978-65-5941-026-2
Palavras-Chave
Apresentação: https://youtu.be/u6ip0XGPrnE
Resumo
O objetivo do nosso trabalho é comparar duas importantes teorias estéticas da América Latina a fim de analisar suas semelhanças e diferenças. A primeira delas é a estética da libertação (EL), que foi teorizada por Enrique Dussel (2020) em "Siete ensayos de filosofía de la liberación". A segunda delas é a estética do oprimido (EO), que foi sintetizada por Augusto Boal (2009) em seu último livro. Dentre as semelhanças que ambas teorias apresentam, a principal delas é que tanto a EL quanto a EO visam promover a liberdade popular e a resistência à opressão mediante a descolonização da estética. Contudo, ainda que compartilhem deste mesmo objetivo, a EL e a EO possuem diferenças significativas. Ao passo que a EL supõe que o povo oprimido corresponde a um grupo homogêneo de pessoas, a EO entende que o conjunto dos oprimidos abriga diversidade interna. A EO parte do pressuposto de que o povo oprimido se compõe de diferentes grupos e reconhece o caráter inerradicável do conflito. A EL, em contrapartida, afirma que a descolonização estética conduz o povo oprimido a uma coexistência harmônica que eliminaria o conflito. Nossa hipótese inicial é a de que estas diferentes concepções do povo se devem aos diferentes modos como a EL e a EO compreendem a opressão. Ao passo que a EL entende que a opressão é de origem apenas externa, a EO tematiza diferentes mecanismos que fazem com que o oprimido internalize a opressão. Justamente por conta desta diferença, a EO reconhece que o oprimido pode agir como um opressor e, eventualmente, oprimir um ou mais membros que fazem parte de seu povo. Visto que não atenta para o tema da internalização da opressão, a EL não aventa semelhante possibilidade.
Título do Evento
VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Título dos Anais do Evento
Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DALAQUA, Gustavo Hessmann. ESTÉTICA DO OPRIMIDO VS. ESTÉTICA DA LIBERTAÇÃO.. In: Anais das VIII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - Teatro do Oprimido como arte marcial: resistência em movimento!. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jitou2020/283412-ESTETICA-DO-OPRIMIDO-VS-ESTETICA-DA-LIBERTACAO. Acesso em: 18/07/2025

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