OFICINA DE MATERIAL ADAPTADO EM ESPANHOL: PROMOVENDO A INCLUSÃO DE PESSOAS CEGAS ATRAVÉS DE AUDIODESCRIÇÕES ESTÁTICAS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
OFICINA DE MATERIAL ADAPTADO EM ESPANHOL: PROMOVENDO A INCLUSÃO DE PESSOAS CEGAS ATRAVÉS DE AUDIODESCRIÇÕES ESTÁTICAS
Autores
  • LUANNY MATOS DE LIMA
  • Mylena Teixeira de Oliveira
  • Victoria Danka Lima das Graças
  • Camille Louise Novais Vicente
  • Geysa Maria Caldeira Gama Cornélio
  • Maria Roselene Soares Marques
  • Matheus Manhoni de Paula Alves
  • Flavia Ferreira dos Santos
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Língua
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320230-oficina-de-material-adaptado-em-espanhol--promovendo-a-inclusao-de-pessoas-cegas-atraves-de-audiodescricoes-estat
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
inclusão, audiodescrição, educação
Resumo
A Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) afirma que “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida”(2015). Entendendo a inclusão como “um movimento educacional, mas também social e político que vem defender o direito de todos os indivíduos participarem, de uma forma consciente e responsável, na sociedade de que fazem parte, e de serem aceites e respeitados naquilo que os diferencia dos outros.”(FREIRE, 2008, p.5), e entendendo a carência de projetos de inclusão dentro da UFRJ, surgiu a Oficina de Material Adaptado. O projeto iniciou com o objetivo de incluir uma aluna cega inscrita na disciplina Espanhol I (2019.1) da professora Flavia Santos, que reuniu dois extensionistas do Projeto “Vox - Produção de materiais em áudio para pessoas cegas ou com baixa visão” e duas monitoras de Espanhol na adaptação dos materiais da disciplina. Ao final do semestre, a professora convidou os participantes a continuarem com as adaptações, criando a Oficina. Inicialmente as adaptações seguiram as demandas mais urgentes das aulas, como a elaboração de mapa em relevo, de roteiros de audiodescrição (AD) para vídeos e a adaptação da apostila do curso e de capítulos do livro “Gramática y práctica de español para brasileños” para o Dosvox, um sistema que converte texto em voz. A continuação do projeto, passou a focar em criar critérios para melhorar a adaptação das atividades pedagógicas, a reestruturação de tabelas e as ADs de imagens estáticas (“audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual [...] por meio de informação sonora.” MOTA, 2016, p.15) Neste trabalho, focaremos no processo de reflexão crítica que envolve a produção das ADs da gramática. No início do projeto, alguns participantes fizeram um curso de AD no Instituto Benjamin Constant, que se tornou o norteador da a elaboração das ADs no primeiro momento. Entretanto, num segundo momento, tivemos acesso ao livro “Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo” (MOTTA, 2016), que nos forneceu uma perspectiva diferente, ao abordar a AD dentro da sala de aula. A partir da análise das diferentes perspectivas e das nossas experiências concretas de produção, pudemos estabelecer critérios para as audiodescrições. Cabe destacar que todo este processo é feito colaborativamente e conta com a presença da aluna cega que o motivou, que atua como membro do projeto, participando da elaboração dos critérios e validando as atividades e ADs feitas pelo grupo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. FREIRE, Sofia. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, Vol. XVI, nº 1, 2008. MOTTA, Lívia Maria. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, LUANNY MATOS DE et al.. OFICINA DE MATERIAL ADAPTADO EM ESPANHOL: PROMOVENDO A INCLUSÃO DE PESSOAS CEGAS ATRAVÉS DE AUDIODESCRIÇÕES ESTÁTICAS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320230-OFICINA-DE-MATERIAL-ADAPTADO-EM-ESPANHOL--PROMOVENDO-A-INCLUSAO-DE-PESSOAS-CEGAS-ATRAVES-DE-AUDIODESCRICOES-ESTAT. Acesso em: 13/05/2025

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