AVALIAÇÃO DE FALA E LINGUAGEM DE CRIANÇAS QUE FALHARAM NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE FALA E LINGUAGEM DE CRIANÇAS QUE FALHARAM NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
Autores
  • Dominnique Pacheco de Caldas
  • Jefferson Vilela da Silva Lima
  • Rayssa Pavan
  • Suzana do Couto Mendes Nery
  • Cristiane Fregonesi Dutra Garcia
  • Maria Isabel Kós
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Fonoaudiologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318975-avaliacao-de-fala-e-linguagem-de-criancas-que-falharam-na-triagem-auditiva-neonatal
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Desenvolvimento da linguagem, Audição, Testes de Linguagem, Recrutamento de pacientes
Resumo
INTRODUÇÃO: A linguagem é um sistema, cuja função primordial é a comunicação. A partir da aquisição da linguagem, a criança torna-se capaz de ser inserida em uma sociedade (IBBOTSON et al., 2016). A relação entre o sistema auditivo e o sistema linguístico é intrínseca. A audibilidade pode ser considerada o ponto inicial para o desenvolvimento da linguagem oral. A deficiência auditiva é um dos antagonistas no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, uma vez que qualquer privação, seja parcial ou total, pode influenciar negativamente neste processo (SOBREIRA et al.,2015). OBJETIVO: caracterizar a fala e linguagem de crianças nascidas na Maternidade Escola (ME) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre o período de 2014 e 2015, que falharam bilateralmente na Triagem Auditiva Neonatal (TAN). MATERIAS E MÉTODO: Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Escola da UFRJ sob número 2.247.511. Trata-se de um estudo de casos, observacional, descritivo, prospectivo, com enfoque em diagnóstico. A coleta de dados ocorreu no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. A população constitui-se de crianças nascidas na ME nos anos de 2014 e 2015. Os critérios de inclusão para a constituição da amostra foram ter nascido na instituição, nos anos de 2014 e 2015, ter passado pela TAN, com resultado “FALHA”, bilateralmente; os critérios de exclusão foram nascimento fora do período supracitado, resultado PASSA”, unilateral ou bilateral na TAN e crianças que não compareceram ao local do estudo, por falta de interesse dos responsáveis ou dificuldades pessoais. A amostra final foi constituída por três participantes do sexo masculino, com idade entre quatro e cinco anos. Para avaliação, foram usados os testes de linguagem ABFW e Peabody, a fim de contemplar a linguagem expressiva, bem como a receptiva. Para análise dos dados, foi realizada análise qualitativa e quantitativa dos resultados dos testes. RESULTADOS: Para o teste Peabody, a análise permitiu encontrar que os participantes apresentaram idade equivalente abaixo do esperado. Além disso, no ABFW, todos apresentaram processos fonológicos não mais esperados para a idade. Foram analisados dados de nomeação e repetição, baseado no score que permite analisar se a produção está mais distante ou mais próxima da forma alvo. O caso 1 teve média de nomeação de 0.55 e não apresentou dados de repetição. O caso 2 teve média de nomeação de 0.93 e de repetição, 0.85. O caso teve média de nomeação de 0.91 e de repetição, 0.86. CONCLUSÃO: Concluímos que todas as crianças tiveram seu vocabulário receptivo classificado como abaixo da média, bem como alterações fonológicas na produção da fala; desta forma, foram encaminhados para o Serviço de Fonoaudiologia da UFRJ para uma avaliação completa e possível encaminhamento para terapia fonoaudiológica. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: IBBOTSON, P. et al. Language is a New Key. Sci Am, 2016. v.315, n.5, p.70-75. SOBREIRA, A.C.O et al. Desenvolvimento de fala e linguagem na deficiência auditiva: relato de dois casos. Rev. CEFAC, 2015. v.17, n.1, p.308-317.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CALDAS, Dominnique Pacheco de et al.. AVALIAÇÃO DE FALA E LINGUAGEM DE CRIANÇAS QUE FALHARAM NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318975-AVALIACAO-DE-FALA-E-LINGUAGEM-DE-CRIANCAS-QUE-FALHARAM-NA-TRIAGEM-AUDITIVA-NEONATAL. Acesso em: 17/06/2025

Trabalho

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