(IM)PERMANÊNCIAS E (IM)PERTINÊNCIAS DA GEOGRAFIA FÍSICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA ESCOLA BÁSICA EM TEMPOS DE ANTROPOCENO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
(IM)PERMANÊNCIAS E (IM)PERTINÊNCIAS DA GEOGRAFIA FÍSICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA ESCOLA BÁSICA EM TEMPOS DE ANTROPOCENO
Autores
  • Leandra Castro Figueiredo
  • BIANCA ROSA GERALDO RESENDE DE BRITO
  • Pedro Nathanael Rodrigues de Almeida
  • Vânia Nunes Morgado
  • Sarah Almeida de Oliveira
  • Maria Naise de Oliveira Peixoto
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Geociências
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318907-(im)permanencias-e-(im)pertinencias-da-geografia-fisica-nas-diretrizes-curriculares-da-escola-basica-em-tempos-de
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Geografia Física, Currículo, Antropoceno, Geografia Escolar.
Resumo
A pesquisa está inserida no Projeto "Abordagens metodológicas para a análise espacial e temporal do Antropoceno/Tecnógeno”, que tem como uma de suas vertentes de estudos o subprojeto “O Antropoceno na Percepção da Escola Básica”, vinculando-se à temática da Geografia Escolar no Ensino Fundamental. Considerando o contexto atual de discussão da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu impacto nos currículos e nas práticas escolares, o estudo se propõe a investigar a inserção da Geografia Física nas temáticas vinculadas ao Antropoceno-Tecnógeno. A análise está sendo efetuada considerando-se a estrutura dos documentos curriculares que são objeto da pesquisa, buscando-se identificar: a) quais conteúdos são contemplados e sua distribuição curricular; b) quais abordagens teóricas e cenários conceituais estão desenhados; c) quais conexões são estabelecidas com temáticas relacionadas às vivências dos estudantes; d) quais atributos e relações permitem estabelecer a construção de raciocínios geográficos. Assumindo a Geografia Física como um dos campos do conhecimento geográfico, marcado por significativas mudanças teóricas e metodológicas, a proposta da pesquisa é contribuir para o debate sobre as perspectivas de estudo dos processos naturais e das questões ambientais em suas dimensões espaciais e temporais (AFONSO, 2017; OLIVEIRA & PEIXOTO, 2019), em diálogo com análises críticas do ambiente e com as ressignificações sobre o currículo construídas no cotidiano da escola, concebida como um local de produção e de articulação de saberes a partir das práticas docentes (TARDIF, 2014). Os procedimentos envolvem, além da análise dos currículos oficiais (BNCC e PCNs, em especial) e da produção acadêmica sobre o tema no período de 2010 a 2020, que abrange a mudança nos documentos de referência em âmbito nacional (foco da atual etapa da pesquisa), a investigação das percepções de docentes sobre os currículos praticados na escola básica, por meio de entrevistas semiestruturadas, que será alvo de etapas posteriores do estudo. A pesquisa se encontra em fase inicial, esperando-se que aponte vias de reflexão sobre o ensino de Geografia e sobre a pesquisa acadêmica em Geografia Física, em diálogo com a Geografia Escolar. Referências: AFONSO, Anice Esteves. Contribuições da Geografia Física para o Ensino e Aprendizagem Geográfica na Educação Básica, Revista Elet. Educação Geográfica em Foco: PUC-RIO, Rio de Janeiro - RJ, v. 1, n. 2, p. 1-10, dez./2017. OLIVEIRA, Sarah Almeida. Em “tempos de Antropoceno”, como fica a questão ambiental no ensino de Geografia? In: ROCHA, A.A.; MONTEIRO, A.M.; STRAFORINI, R. Conversas na escada - Currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2019. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed.- Petrópolis, Editora Vozes, 2014.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FIGUEIREDO, Leandra Castro et al.. (IM)PERMANÊNCIAS E (IM)PERTINÊNCIAS DA GEOGRAFIA FÍSICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA ESCOLA BÁSICA EM TEMPOS DE ANTROPOCENO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318907-(IM)PERMANENCIAS-E-(IM)PERTINENCIAS-DA-GEOGRAFIA-FISICA-NAS-DIRETRIZES-CURRICULARES-DA-ESCOLA-BASICA-EM-TEMPOS-DE. Acesso em: 09/05/2025

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