CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE RPG “ROLE-PLAYING GAME” ABORDANDO EPIDEMIAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE RPG “ROLE-PLAYING GAME” ABORDANDO EPIDEMIAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
  • Daiana De Paula Araujo
  • Paula Lohayne Silva
  • Paula Alvarez Abreu
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Campus Macaé/Farmácia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318892-construcao-e-avaliacao-de-um-jogo-de-rpg-role-playing-game-abordando-epidemias-para-educacao-em-saude
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Jogo de interpretação, RPG, epidemia, ensino-aprendizagem
Resumo
Role-Playing Game (RPG) ou Jogo de Interpretação é um jogo de faz-de-conta, o jogo tradicional ou de mesa consiste em uma história que os ouvintes participam ativamente com seus personagens e através de suas interações criam uma história e o RPG eletrônico leva essa aventura para o meio digital. Esta prática pode levar não só a memorização de conteúdo, mas também à aplicação e raciocínio, despertando o interesse, curiosidade e motivando o aluno. O objetivo deste trabalho é elaborar e avaliar um jogo de RPG de mesa e eletrônico, voltado para educação em saúde abordando epidemias no Brasil. Para o RPG de mesa foi criado um livro de regras, que auxiliará o jogador, e um livro com a História, que descreve fatos, cenários e decisões a serem tomadas por parte dos jogadores. O RPG eletrônico está sendo construído utilizando o software RPG Maker MV, desenvolvido pela KADOKAWA. O público-alvo do jogo são alunos do ensino fundamental 2 e médio. O jogo foi ambientado no Rio de Janeiro na década de 1900, a personagem principal do jogo, Alice, é uma jovem com senso de responsabilidade que sai em busca de respostas para uma epidemia que assola sua pequena vila. Assim, ela vai para o Rio de Janeiro onde se depara com epidemias de febre amarela e peste bubônica, encontra uma revolta popular contra a vacinação obrigatória e o pesquisador Oswaldo Cruz que pode ajudá-la. No decorrer do jogo foram, propostas simulações de erro baseadas nas decisões tomadas pelo jogador, que podem levá-lo por caminhos diferentes e oferecem oportunidade de aprendizado baseado em resolução de problemas. Sua escolha pode levá-lo de maneira mais rápida ao final da história ou, pode percorrer um caminho mais logo para que possa entender as consequências de suas decisões. Como instrumento de avaliação destas estratégias de ensino, foram elaborados dois questionários, sendo um para ser preenchido antes da aplicação do jogo com intuito de verificar o conhecimento prévio dos participantes sobre jogo de RPG e o tema abordado e outro para verificar o aprendizado com o jogo e opinião sobre a estratégia de ensino. Além disso, será feita uma comparação entre as respostas nos grupos que participaram do RPG de mesa em relação ao digital. Espera-se auxiliar os participantes no aprendizado sobre temas relevantes do cotidiano e na tomada de decisões relativas aos cuidados de saúde, prevenção de doenças e obtenção de informações confiáveis. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOARES, Amanda Nathale et al . Role Playing Game (RPG) como estratégia pedagógica na formação do enfermeiro: relato da experiência de criação do jogo. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 24, n. 2, p. 600-608, June 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000200600&lng=en&nrm=iso>. access on 29 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/0104-07072015001072014. IGNÁCIO, Andréia Christina. O RPG eletrônico no ensino de química: uma atividade lúdica aplicada ao conhecimento de tabela periódica. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, [S. l.], 2013. p. 80
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Daiana De Paula; SILVA, Paula Lohayne; ABREU, Paula Alvarez. CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE RPG “ROLE-PLAYING GAME” ABORDANDO EPIDEMIAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318892-CONSTRUCAO-E-AVALIACAO-DE-UM-JOGO-DE-RPG-ROLE-PLAYING-GAME-ABORDANDO-EPIDEMIAS-PARA-EDUCACAO-EM-SAUDE. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes