AVALIAÇÃO AUDITIVA DE CRIANÇAS QUE FALHARAM NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

DOI
10.29327/131086.1-31  
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO AUDITIVA DE CRIANÇAS QUE FALHARAM NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
Autores
  • Jefferson Vilela da Silva Lima
  • Rayssa Pavan
  • Dominnique Pacheco de Caldas
  • Maria Isabel Kós
  • Cristiane Fregonesi Dutra Garcia
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Fonoaudiologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318875-avaliacao-auditiva-de-criancas-que-falharam-na-triagem-auditiva-neonatal
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Perda auditiva, Triagem Neonatal, Evasão do paciente, Testes Auditivos
Resumo
INTRODUÇÃO: A audição é o sentido que permite a interação perceptoauditiva do indivíduo com o meio, e a partir dessa interação, possibilita o desenvolvimento global da criança. A privação auditiva impacta no desenvolvimento da linguagem e nos aspectos sociais, culturais e cognitivos. Portanto, torna-se necessário que o diagnóstico ocorra ainda nos primeiros anos de vida, a fim de minimizar estes impactos (JCIH, 2019; LEWIS et al., 2010). OBJETIVO: Caracterizar a audição de crianças nascidas na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME-UFRJ) entre o período de 2014 e 2015, que falharam, bilateralmente, na Triagem Auditiva Neonatal (TAN). MATERIAIS E MÉTODO: Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 2.247.511. Estudo de casos, observacional, descritivo, prospectivo, com enfoque em diagnóstico. A coleta de dados ocorreu no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. A população do estudo foi composta por crianças nascidas na ME-UFRJ. Os critérios de inclusão, para constituição da amostra, foi ter nascido na instituição, nos anos de 2014 e 2015, ter passado pela TAN, com resultado “FALHA”, bilateralmente; os critérios de exclusão foram nascimento fora do período supracitado, resultado ”PASSA”; unilateral ou bilateral na TAN e crianças que não compareceram ao local do estudo, por falta de interesse dos responsáveis ou dificuldades pessoais. A amostra final foi constituída por três participantes do sexo masculino, com idade entre quatro e cinco anos, avaliados por meio de audiometria tonal liminar, imitanciometria e emissão otoacústica evocada. A análise dos resultados foi apresentada de forma descritiva. RESULTADOS: Participantes sem indicadores de risco para deficiência auditiva - casos 1 e 3 - apresentaram audiometria tonal liminar sugestiva de normalidade; participante com indicador de risco para deficiência auditiva - caso 2 - apresentou perda auditiva bilateral, de grau leve. Caso 1 apresentou curva timpanométrica tipo “A”, presença de reflexo acústico contralateral e de emissões otoacústicas transiente e produto de distorção, bilateralmente; caso 2 apresentou curva timpanométrica tipo “A”, presença de reflexo acústico contralateral, bilateramente e ausência de emissões otoacústicas transiente e produto de distorção em orelha esquerda e presença em orelha direita; caso 3 apresentou curva timapanométrica tipo “A” em orelha esquerda e tipo ”B” em orelha direita, ausência de reflexo acústico contralateral, bilateralmente, emissões otoacústicas transiente e produto de distorção em orelha direita e presença em orelha esquerda. CONCLUSÃO: Concluímos o diagnóstico da função auditiva, que indicou normalidade em dois participantes, com idade de quatro e cinco anos; e perda auditiva neurossensorial de grau leve, em um participante de quatro anos, o qual foi encaminhado para o processo de intervenção e acompanhamento do desenvolvimento de fala, linguagem e audição. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. JOINT COMMITTEE ON INFANT HEARING. Year 2019 Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs. Journal of Early Hearing Detection and Intervention, 2019. v. 4, n. 2, p. 1-44. 2. LEWIS, D. R. et al. Comitê multiprofissional em saúde auditiva: COMUSA. Braz. J. Otorhinolaryngol, 2010. v.76, n.1, p. 121-8.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LIMA, Jefferson Vilela da Silva et al.. AVALIAÇÃO AUDITIVA DE CRIANÇAS QUE FALHARAM NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318875-AVALIACAO-AUDITIVA-DE-CRIANCAS-QUE-FALHARAM-NA-TRIAGEM-AUDITIVA-NEONATAL. Acesso em: 17/08/2025

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