AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 18 MESES E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS COM AMOSTRA NORMATIVA DA ESCALA MOTORA INFANTIL DE ALBERTA E OUTRAS DUAS AMOSTRAS BRASILEIRAS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 18 MESES E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS COM AMOSTRA NORMATIVA DA ESCALA MOTORA INFANTIL DE ALBERTA E OUTRAS DUAS AMOSTRAS BRASILEIRAS
Autores
  • Amanda Otilia Oliveira de Lima Barreto
  • Maria carolina
  • Cláudia Louzada Bastos De Mello
  • Catarina Ferreira da Silva
  • Marcia Ribeiro
  • Halina Cidrini Ferreira
  • Rosana Silva dos Santos
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Fisioterapia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318620-avaliacao-de-criancas-de-6-a-18-meses-e-comparacao-dos-resultados-com-amostra-normativa-da-escala-motora-infantil
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento Motor, AIMS
Resumo
INTRODUÇÃO: O domínio motor nos primeiros dois anos de vida expressa o desenvolvimento infantil e se relaciona com o potencial cognitivo futuro. A influência para o bom desempenho é multifatorial tendo como base as condições genéticas e ambientais que facilitarão o surgimento dos potenciais da criança. A Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS) é um instrumento destinado a avaliação motora, muito utilizada no Brasil em pesquisas, com propriedades psicométricas já testadas, parecendo indicar adequação para seu uso na população (GONTIJO; DE CASTRO MAGALHÃES; GUERRA, 2014; PIPER; DARRAH, 1994; SACCANI; VALENTINI, 2011). Entretanto, considerando a multiplicidade étnica e cultural, bem como as diferenças socioeconômicas encontradas entre as diferentes regiões brasileiras, a existência dessas condições discrepantes pode influenciar a evolução das crianças variando de acordo com a sua regionalidade. OBJETIVO: Avaliar o desenvolvimento motor de crianças de 6 a 18 meses através da AIMS e verificar o desempenho dessa população em comparação ao da amostra normativa e ao de outras amostras brasileiras. METODOLOGIA: 166 crianças sem diagnóstico prévio de anormalidades, frequentadoras de creches do Rio de Janeiro foram avaliadas pela AIMS. Os resultados foram classificados de acordo com os valores normativos da escala, desenvolvida no Canadá, a fim de estabelecer para cada idade os percentis próprios da amostra. A partir disso, utilizou-se o teste binomial, considerando p<0,05 como estatisticamente significativo para a comparação entre os escores brutos das crianças do estudo com os valores da própria escala normativa do Canadá (AIMS/CAN) e com as outras amostras brasileiras das localidades do Rio Grande do Sul (AIMS/RS) e Belo Horizonte (AIMS/BH). RESULTADOS: Na comparação dos pontos de corte da amostra do Rio de Janeiro (AIMS/RJ) com os dados da AIMS/CN foram observadas diferenças estatisticamente significativas para os percentis: P5 aos 9 (p=0,043), 14 (p=0,02) e 16 meses de idade (p=0,012), P10 aos 17 (p=0,044) e 18 meses (p=0,001) e no P25 aos 18 meses (p=0,038). Similarmente, entre a AIMS/RJ e AIMS/RS houve diferença significativa aos 8 (p=0,05), 9 (p=0,043) e 14 meses (p=0,02) no P5 e no P10 aos 14 (p=0,026), 17 (p=0,044) e 18 meses (p=0,001). A comparação entre AIMS/RJ e AIMS/BH foi realizada entre 6 e 15 meses e foram encontradas diferenças aos 9 meses no P5 (p=0,043), aos 14 meses no P5 (p=0,002) e P10 (p=0,026). Os resultados do estudo se encontram finalizados. CONCLUSÃO: As discrepâncias encontradas entre os pontos de corte estabelecidos para amostras brasileiras indicam que em países com realidades diferentes e em países de dimensões continentais como o Brasil, o desenvolvimento infantil pode seguir por caminhos particulares, sugerindo a necessidade de mais estudos que ampliem essas medidas para representação real dos padrões de desenvolvimento motor das crianças do país. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: GONTIJO, A. P. B.; DE CASTRO MAGALHÃES, L.; GUERRA, M. Q. F. Assessing gross motor development of Brazilian infants. Pediatric Physical Therapy, v. 26, n. 1, p. 48–55, 2014. PIPER, M. C.; DARRAH, J. Motor Assessment of the Developing Infant. Philadelphia, Pennsylvania: Saunders, 1994. SACCANI, R.; VALENTINI, N. C. Curvas De Referencia Da Escala Motora Infantil De Alberta: Percentis Para Descrição Clínica E Acompanhamento Do Motor Ao Longo Do Tempo. Jornal de Pediatria, v. 88, n. 1, p. 40–47, 2011.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARRETO, Amanda Otilia Oliveira de Lima et al.. AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 18 MESES E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS COM AMOSTRA NORMATIVA DA ESCALA MOTORA INFANTIL DE ALBERTA E OUTRAS DUAS AMOSTRAS BRASILEIRAS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318620-AVALIACAO-DE-CRIANCAS-DE-6-A-18-MESES-E-COMPARACAO-DOS-RESULTADOS-COM-AMOSTRA-NORMATIVA-DA-ESCALA-MOTORA-INFANTIL. Acesso em: 25/06/2025

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