ACÚSTICA NA INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UMA INTERFERÊNCIA DA FÍSICA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ACÚSTICA NA INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UMA INTERFERÊNCIA DA FÍSICA NO PROCESSO EDUCACIONAL
Autores
  • Henrique de Oliveira Jacintho
  • Letícia Ferreira da Silva Freitas
  • Débora de Oliveira Souza
  • Mônica Pereira dos Santos
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318295-acustica-na-inclusao-em-educacao--uma-interferencia-da-fisica-no-processo-educacional
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Inclusão, Física, Tecnologia Assistiva e Motivação
Resumo
A presença da acústica nas diferentes áreas mostra sua vasta aplicabilidade, como: Artes (voz humana, música, arquitetura); Biociências (fisiologia, psicologia); Geociências (oceanografia, geofísica, física da atmosfera); Engenharia (elétrica, química). O presente trabalho está vinculado ao Laboratórie de Estudos, Pesquisas e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), o qual uniu a dissertação preliminar de uma das colaboradoras à experiência do estudante de graduação em geografia. O estudo consiste no uso da Tecnologia Assistiva na Educação Básica no estado do Rio de Janeiro, em que serão abordados os conceitos físicos da acústica (características do som: altura, timbre e intensidade - propriedades do som: velocidade de propagação, comprimento de onda, frequência e amplitude) na prática docente, no olhar da Inclusão em Educação, a fim de verificar sua eficácia nas relações entre professor-aluno-experimento, destacando o fator motivacional. A motivação na educação remete à curiosidade e busca pelo aprendizado (CAMARGO et al., 2019). A pesquisa tem como objetivo analisar, por meio da perspectiva Omnilética, as relações (convergentes e divergentes) inerentes às interações entre os pares, mediante cinco dimensões conectadas com base em diversos autores (Booth & Ainscow, Morin, Lukács): prática, cultura, política, dialética e complexidade (SANTOS, 2013). A metodologia compreende: a construção de um experimento tecnológico de baixo custo envolvendo o conceito de propagação de ondas sonoras; aplicação de um questionário investigativo acerca das viabilidades do material; filmagens e anotações de campo; compartilhamento do material e disponibilização de roteiros. Desse modo, a brincadeira conhecida como “Telefone com Fio” apresenta o conceito físico de propagação de ondas sonoras, atrelado à experiência do Agente de Apoio da Educação Especial (AAEE) na alfabetização, evidenciando pontos positivos na dinâmica do ensino-aprendizagem. Nesta atividade, ocorre o fenômeno ondulatório quando o fio está totalmente esticado, alterando o comportamento do som em cada etapa, seguindo a ordem: som da voz (emitida) - vibração no fio (conexão entre os “copos”) - som da voz (recebida). Como resultado do relato, questões como a perda de compreensão das palavras e as dificuldades na fala dos alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Zona Oeste do Rio de Janeiro, diagnosticados com deficiência intelectual e autismo, deram lugar à motivação e aos estímulos alcançados na fala. A reprodução de uma simples prática, pode entusiasmar e aproximar os alunos por meio da confecção e do próprio manuseio do brincar, possibilitando o protagonismo dos sujeitos com participação ativa e livre. Com esse olhar, percebe-se uma inseparabilidade necessária no movimento que corresponde ao seguinte processo reflexivo: agir é pensar e pensar é um agir, onde as características desta relação fazem com que o professor entenda a educação como um fator de transformação (MURARO, 2017).
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JACINTHO, Henrique de Oliveira et al.. ACÚSTICA NA INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UMA INTERFERÊNCIA DA FÍSICA NO PROCESSO EDUCACIONAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318295-ACUSTICA-NA-INCLUSAO-EM-EDUCACAO--UMA-INTERFERENCIA-DA-FISICA-NO-PROCESSO-EDUCACIONAL. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes