ANÁLISE DINÂMICA DE UMA LONGARINA DE AVIÃO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ANÁLISE DINÂMICA DE UMA LONGARINA DE AVIÃO
Autores
  • Adson Rodrigo Braga Nogueira
  • Julian Martins
  • Lucas Lisbôa Vignoli
  • Ranulfo Martins Carneiro Neto
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Campus Macaé/Engenharia Mecânica
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318281-analise-dinamica-de-uma-longarina-de-aviao
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
longarina, vibrações mecânicas, avião, análise dinâmica
Resumo
Segundo Bouçanova e Milfont (2018), as asas dos aviões são compostas por bordo de ataque e bordo de fuga, longarinas, ailerons e perfis aerodinâmicos. As longarinas são o principal componente estrutural de uma asa e transmitem os esforços para a fuselagem. Elas estão sujeitas a cargas elevadas e cargas cíclicas de menor magnitude. Devido a essas cargas variáveis, uma análise estática não é apropriada para essa estrutura, sendo necessário avançar pela análise dinâmica fazendo uso de modelos disponíveis na literatura que permitem avaliar as amplitudes de deflexão. Por conta disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de vibrações na longarina; avaliando as frequências naturais do sistema, deslocamentos da longarina e a forças envolvidas nesse processo. A primeira fase do projeto é realizar o dimensionamento da longarina. Na sequência é realizado um estudo dos esforços envolvidos na asa durante o voo (e.g. a força de resistência do ar, que gera a sustação e o arrasto). Para analisar os deslocamentos oriundos dessas forças, são utilizados conceitos de Vibrações Mecânicas, sendo necessário considerar elementos de rigidez e amortecimento apropriados para essa aplicação. Em uma análise preliminar, considerando que um avião de transporte de passageiros de pequeno porte com asas de envergadura de 10 m esteja sujeito a rajadas que fazem com que a força de sustentação esteja oscilando 20% em torno da força necessária para manter a altitude, observou-se que a deflexão na extremidade da asa variou entre 140 e 180 milímetros. REFERÊNCIAS BOUÇANOVA, Marcelo, de P.; MILFONT, Francisco, G. A. M. S. Dimensionamento estrutural da longarina de uma asa para competição SAE BRASIL aerodesign: comparativo do método analítico com o numérico. Revista de Engenharia e Pesquisa aplicada, Pernambuco, v. 3, n. 2. 2018. Disponível em: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/905. Acesso em: 1 nov. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NOGUEIRA, Adson Rodrigo Braga et al.. ANÁLISE DINÂMICA DE UMA LONGARINA DE AVIÃO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318281-ANALISE-DINAMICA-DE-UMA-LONGARINA-DE-AVIAO. Acesso em: 05/05/2025

Trabalho

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