A FORMAÇÃO DOCENTE ENTRE A PRÁXIS E O LETRAMENTO CRÍTICO NO PMAP-FE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DOCENTE ENTRE A PRÁXIS E O LETRAMENTO CRÍTICO NO PMAP-FE
Autores
  • Carine Gonçalves de Souza Ribeiro
  • Rebeca Raimundo Cardoso dos Santos
  • Adriana Patrício Delgado
  • Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza Oliveira
  • Mônica de Souza Houri
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318264-a-formacao-docente-entre-a-praxis-e-o-letramento-critico-no-pmap-fe
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Práxis, Letramento Crítico, Freire, Apoio Pedagógico
Resumo
O Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico da Faculdade de Educação (PMAP-FE) é pensado de modo a contribuir para a permanência estudantil dos licenciandos ingressantes da UFRJ. Articulado em duas frentes, orientação formativa e letramento acadêmico, o programa é composto por monitores das licenciaturas em Pedagogia e Letras e por docentes da FE, que o coordenam. Durante o ano de 2020 (PLE), o PMAP-FE ofereceu, por meio do eixo de letramento, atividades que abordavam o processo de leitura e escrita de textos na academia, considerando a importância dos gêneros em questão para a integração do aluno no meio universitário. Nesse sentido, a orientação de monitores foi articulada com vistas a realização de um trabalho que abordasse a linguagem de maneira crítica, a fim de promover a construção de sujeitos com um olhar sensível às relações de poder imbricadas no funcionamento social da língua, em que se situa a vivência humana, que é estabilizada em gêneros (MARCUSCHI, 2008). É a partir desse olhar que o Letramento Crítico (LC) se insere como pilar na dinâmica do PMAP-FE, já que se apresenta como uma possibilidade de que seus participantes se posicionem criticamente diante do que se propõem a aprender, tendo em mente que não há neutralidade no processo, os significados são múltiplos, (re)negociáveis e (re)construídos (TILIO, 2019). No intuito de capturar um processo vivido, a comunicação se dará por meio de um relato de experiência de duas monitoras do eixo de letramento acadêmico, as quais realizaram, coletiva e individualmente, um trabalho baseado em perspectiva crítica bem assentada teoricamente. No desejo de promover o LC como contribuição à inserção universitária dos estudantes atendidos, as autoras se perceberam envolvidas em um processo de transformação de seu lugar como graduandas no curso de licenciatura em Letras e futuras professoras. Entendemos que o processo formativo em questão pode ser compreendido à luz de dois conceitos: Letramento Crítico e Práxis, este último pautado na abordagem freireana da docência (FREIRE, 1987). Em relação ao percurso de LC, considera-se que esse tocou não apenas os estudantes atendidos em monitoria, mas também as futuras docentes, de forma que a contextualização sociodiscursiva e o traço ativo e interventivo de seu trabalho de ensino no PMAP-FE ficaram marcados, permitindo a elas reconhecer, como indicam os estudos da área, o quanto todo trabalho de linguagem é político, e singularmente o do professor. No tocante ao segundo conceito, percebe-se todo o movimento -entre monitoras-grupo-monitorandos- revelando-se como práxis, em que a relação teoria-prática se dá em torno do trabalho essencialmente comprometido, engajado, da docência. Nesta comunicação, pretende-se apresentar a descrição, ilustrada por exemplos, desse trabalho formativo, a fim de sublinhar como as dimensões crítica e de práxis o constituem, e ressaltar de que modo a formação das autoras se viu potencializada pela participação no PMAP- FE. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. TILIO, R. Uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico como proposta para o ensino de línguas na contemporaneidade por meio de uma abordagem temática. In: FINARDI, Kyria; SCHERRE, Marta; VIDON, Luciano. (Org.). Língua, discurso e política: desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2019, p. 187-210.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Carine Gonçalves de Souza et al.. A FORMAÇÃO DOCENTE ENTRE A PRÁXIS E O LETRAMENTO CRÍTICO NO PMAP-FE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318264-A-FORMACAO-DOCENTE-ENTRE-A-PRAXIS-E-O-LETRAMENTO-CRITICO-NO-PMAP-FE. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

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