TEATRO E REVOLUÇÃO: EXPERIÊNCIAS SOVIÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TEATRO E REVOLUÇÃO: EXPERIÊNCIAS SOVIÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE
Autores
  • Gabriel de Barros Medeiros
  • Carmem Cinyra Gadelha Pereira
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318250-teatro-e-revolucao--experiencias-sovieticas-na-construcao-de-uma-nova-sociedade
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Teatro Político, Agitprop, Revolução Russa, Maiakovski, Meyerhold
Resumo
A Revolução Russa foi um dos acontecimentos mais importantes da história moderna. O Teatro Político teve grande protagonismo, respondendo ao momento à altura, propondo transformações e experimentações da linguagem cênica, além de abrir caminhos para a construção da nova sociedade. Em 1917, sob governo czarista e um sistema ainda com traços de feudalismo ao lado de alguma industrialização nas cidades, os russos viviam numa situação de total vulnerabilidade e poucas perspectivas. A organização de trabalhadores contra o regime czarista deu-se sob liderança de Lênin. Essa ocupação do poder dependia da organização do proletariado russo. Com a estrutura política dos sovietes, o povo sentia-se parte dessa construção e agente dela. Os acontecimentos apontaram uma nova subjetividade, individual e coletiva; daí também um novo teatro. Nasce o Teatro de Agitação e Propaganda (agitprop), inspirado em diferentes tendências marxistas e articulado ao Construtivismo. As iniciativas pautavam-se pela inserção nas massas, para divulgação dos ideais revolucionários. Era necessário conceber novas linguagens de arte e cultura direcionadas à classe trabalhadora. Diversos nomes e proposições surgiram. Entre eles, Maiakovski, militante do Partido Comunista desde a adolescência, atuou nos momentos que precederam a Revolução e participou ativamente dela, construindo uma poesia e uma dramaturgia que colocassem em cena os anseios do proletariado. Sua dedicação e perspicácia voltaram-se para o combate ao conformismo da arte burguesa. É considerado o Poeta da Revolução. Os textos de Maiakovski foram entusiasticamente acolhidos pelo encenador Meyerhold, que também se debruçava sobre experimentações que antes sequer se cogitavam. O capitalismo definiu um modelo de administração chamado “Taylorismo”, a primeira vez que a exploração do trabalho foi organizada e teorizada. Essa estruturação, que colocava o trabalhador objetivamente como uma peça daquela indústria, inspirou Meyerhold a criar uma metodologia chamada “Biomecânica”. Ela consiste na experimentação crítica do corpo que também é máquina, buscando a objetividade e a qualidade de cada movimento, o entendimento mecânico da vida organizada em um sistema e a conscientização sobre a potência e força de um corpo que, justamente por ser máquina, é também político e crítico. Na pesquisa, em andamento, essas temáticas são abordadas através de seu potencial criativo, crítico, organizativo e revolucionário, tendo, como algumas das referências, autores como Iná Camargo Costa, Angelo Maria Ripellino e, até mesmo, Anatóli Lunatchárski, que foi Comissário do Povo de Educação, responsável por pensar as políticas públicas para a educação e a cultura na União Soviética. Referências bibliográficas: ESTEVAM, Douglas; COSTA, Iná Camargo; VILLAS BÔAS, Rafael. Agitprop: Cultura Política. São Paulo: Expressão Popular, 2015. RIPELLINO, A.M. Maiakóvski e o Teatro de Vanguarda; São Paulo: Editora Perspectiva, 1986. LUNATCHÁRSKI, Anatoli. Revolução, Arte e Cultura; São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEDEIROS, Gabriel de Barros; PEREIRA, Carmem Cinyra Gadelha. TEATRO E REVOLUÇÃO: EXPERIÊNCIAS SOVIÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318250-TEATRO-E-REVOLUCAO--EXPERIENCIAS-SOVIETICAS-NA-CONSTRUCAO-DE-UMA-NOVA-SOCIEDADE. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes