RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE: EQUIDADE RACIAL, PROTAGONISMO E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA ESCOLA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE: EQUIDADE RACIAL, PROTAGONISMO E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA ESCOLA
Autores
  • Juliana Praxedes De Almeida
  • Layssa Hipolito da Silva Gadelha
  • Bruna silva de castro
  • Bruna Maria dos Santos Gromik Faria
  • José Jairo Vieira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Antropologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317972-relacoes-etnico-raciais-na-baixada-fluminense---equidade-racial-protagonismo-e-praticas-antirracistas-na-escola
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação antirracista; prática antirracista; Baixada Fluminense; Decolonialidade; Interculturalidade
Resumo
O projeto tem por objetivo oferecer uma educação continuada para os representantes municipais das secretarias de educação da Baixada Fluminense e através dos desdobramentos dessa ação realizar um levantamento, sistematização e análise das práticas antirracistas realizadas pelas secretarias, coordenadores pedagógicos e professores das redes municipais. Metodologicamente, durante o tempo de pandemia faremos todas as ações de forma remota. Os municípios da Baixada Fluminense são Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João do Meriti e Seropédica. Esses 13 munícipios representam 13% da população total do estado, neles uma proporção maior de pobres quando comparado com a média do Estado ou do município do Rio de Janeiro, o mesmo ocorre com relação a população negra. A metodologia utilizada tanto para promover o debate como coletar dados dessa pesquisa aplicada será a pesquisa ação, a estratégia será a realização de palestras para os representantes das secretarias, a partir delas ocorrerão três desdobramentos, ou seja, reuniões especificas com os coordenadores pedagógicos, com os professores e por fim, com os alunos. Essas reuniões serão gravadas e os atores envolvidos responderão a questionário (on-line) e entrevistas. Pereira e Vieira (2020), demonstramos como ainda existe uma produção acanhada de dissertações e teses no Brasil no período de 2014-2018 que abordem a formação de professores e a temática racial. Por isso, trazer a educação continuada na temática da educação antirracista é tão importante. Ao olharmos para a escola, defendemos que a interculturalidade critica, como defendida por Walsh (2009), cria um ambiente favorável para a educação antirracista. Para Quijano (2005) a colonialidade é o primeiro sistema global de dominação social conhecido na história. Desta forma, a educação antirracista tem que atuar numa perspectiva de ruptura com a colonização de forma ampla, ou seja, tem que descontruir a colonialidade do ser, do saber e do poder, buscando elementos e fundamentos para uma proposta de educação antirracista decolonial, através de uma interculuralidade critica. Esses são os dois alicerces principais da educação antirracista: a interculturalidade critica e a decolonialidade do ser, do saber e do poder. Através do debate, reflexão, propagação e aplicação de uma educação antirracista pautada na decolonialidade e na interculturalidade critica alcançaremos um ambiente educacional mais propicio ao pleno desenvolvimento das crianças. Um dos principais aspectos a serem tratados na pesquisa é certamente um grande obstáculo existente na sociedade brasileira e certamente na educação para a plena integração, inclusão e valorização do aluno negro, trata-se do racismo estrutural presente em todas os âmbitos da sociedade (ALMEIDA, 2018) Referencias: ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte: letramento, 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Juliana Praxedes De et al.. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE: EQUIDADE RACIAL, PROTAGONISMO E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA ESCOLA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317972-RELACOES-ETNICO-RACIAIS-NA-BAIXADA-FLUMINENSE---EQUIDADE-RACIAL-PROTAGONISMO-E-PRATICAS-ANTIRRACISTAS-NA-ESCOLA. Acesso em: 03/08/2025

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