TEMPOS REMOTOS: O DESAFIO DE SE MANTER A ESCRITA ATIVA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TEMPOS REMOTOS: O DESAFIO DE SE MANTER A ESCRITA ATIVA
Autores
  • Thamiris Thiciane de Souza Oliveira
  • Bárbara Pereira da Silva
  • ALESSANDRA FONTES CARVALHO DA ROCHA KUKLINSKI PEREIRA
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317665-tempos-remotos--o-desafio-de-se-manter-a-escrita-ativa
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
escrita criativa; redes sociais; entretenimento
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar as experiências e os desafios de se produzir uma oficina de escrita criativa em caráter remoto, em decorrência da suspensão das atividades presenciais devido ao atual cenário pandêmico. Inspirada nas vertentes basilares - ler, pensar e produzir - do curso de extensão Eu, escritor... A arte de ler, pensar, refletir, saborear, produzir.... Por meio de redes sociais de relacionamento, Facebook e Instagram, e de entretenimento, YouTube, objetiva-se trabalhar a redação para além de seu viés técnico-normativo, mas trabalhá-la como um recurso terapêutico, elemento criativo, além de uma fonte de entretenimento. “Escrever sobre o que se sente torna-se, assim, um mecanismo de enfrentamento do estresse, e traz benefícios fisiológicos e para a saúde como um todo” (BENETTI & OLIVEIRA, 2016, p.72). Assim, busca-se desenvolver atividades, através da elaboração criativa, que suscitam o prazer existente na produção textual, ressaltando que escrever não é somente um ofício acadêmico ou laboral, mas sim uma forma de autoconhecimento, estímulo da criatividade e imaginação, independente da qualidade do registro, pois temos por objetivo o desenvolvimento das potências literárias. Considerando a resistência a elaboração textual que as pessoas apresentam em relação à estrutura gramatical - o dito escrever bem -, a qualidade aqui buscada é voltada para a questão imaginativa. A respeito disso Marchioni (2018, p.77) relata: “Se você convive com o medo de escrever é exatamente porque você precisa escrever. Mas se aprender a dominá-lo, seu medo poderá se tornar uma poderosa ferramenta que o ajudará a expor seus pensamentos e desejos mais profundos.”, portanto, expresse-se. Levando em conta o momento atípico vivenciado, no qual as emoções encontram-se em ebulição, “Escrever pode proporcionar muitas ideias, propiciar soluções criativas e originais, surpreender pelo estímulo inimaginável à imaginação. A escrita que expressa sentimentos e emoções[...]” (BENETTI & OLIVEIRA, 2016, p.75). Sendo assim, procuramos trabalhar a escrita como um meio relaxante, uma forma de entretenimento, sem desconsiderar o processo de aprendizado inerente a esta, pois a criação do texto nos ativa diversos conhecimentos: linguístico, enciclopédico, interacionais e textuais, que serão trabalhados a partir de atividades divertidas, lúdicas e pela gamificação. A escolha por mídias sociais justifica-se pelo seu potencial de fomentar a interatividade, além de ser uma forma de democratizar/promover a oficina criativa, por trata-se de um meio fecundo para o favorecimento do desenvolvimento da leitura e da escrita, por ser um suporte eficiente e rápido para circulação de textos. Dessa forma, este trabalho apresentará algumas produções desenvolvidas pelos participantes como resultado das atividades, analisando como a participação na oficina impactou em seu aprimoramento textual e no seu pessoal, sendo assim, ajudando a suportar a vivência de um contexto pandêmico. Referências bibliográficas: BENETTI, C. I; OLIVEIRA, W. F. O poder terapêutico da escrita: quando o silêncio fala alto. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v.8, n.19, p.67-77, 2016. MARCHIONI, Rubens. Escrita criativa: da ideia ao texto. São Paulo: Contexto, 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Thamiris Thiciane de Souza; SILVA, Bárbara Pereira da; PEREIRA, ALESSANDRA FONTES CARVALHO DA ROCHA KUKLINSKI. TEMPOS REMOTOS: O DESAFIO DE SE MANTER A ESCRITA ATIVA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317665-TEMPOS-REMOTOS--O-DESAFIO-DE-SE-MANTER-A-ESCRITA-ATIVA. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes