DANÇA, RAÇA E EDUCAÇÃO: A PESQUISA NA DESCOLONIZAÇÃO DO MOVER-PENSAR

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
DANÇA, RAÇA E EDUCAÇÃO: A PESQUISA NA DESCOLONIZAÇÃO DO MOVER-PENSAR
Autores
  • Thaisa Faustino de Souza
  • Igor Fagundes
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Dança e movimento
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317595-danca-raca-e-educacao--a-pesquisa-na-descolonizacao-do-mover-pensar
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
dança, racismo, descolonização
Resumo
O trabalho, desenvolvido a partir de oficinas de dança em centros de socioeducação e em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro – do ano de 2017 ao ano de 2019 – deu-se através de oficinas de dança contemporânea à luz do conceito de empoderamento negro. O termo empoderamento – em português usado pela primeira vez pelo educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, que tem origem no termo em inglês empowerment – significa a conquista da liberdade pelas pessoas que estiveram subordinadas a uma posição de dependência econômica, física ou de qualquer outra natureza. Compreende-se aí a dança não como conceito fechado, mas como a questão das próprias possibilidades e potencialidades de um corpo em seu mover singular e criativo. Desse modo, a dança aqui se aproxima da proposta original do termo dança contemporânea, sendo a oportunização de corpos potentes e singulares, como tratada na tese de doutorado de Marcus Vinicius Machado de Almeida “A selvagem dança do corpo” (2006). As oficinas realizadas tiveram como temas cor, padrão de beleza, racismo, ancestralidade e representatividade negra, objetivando levar aos participantes debates que os estimulassem a perceber o racismo presente em nossas palavras e atitudes, apontando o preconceito construído em torno da cultura e dos povos de origem africana. A necessidade de abordar a ancestralidade negra nesses espaços surgiu da percepção da carência desse ensino no meio escolar, visto que o racismo afeta a todos os negros, e, tratando-se de crianças e adolescentes, o fato torna-se ainda mais delicado, por estes serem períodos da vida em que somos mais vulneráveis e estamos em maior processo de formação identitária. Um dos maiores desejos para a realização desse trabalho foi o de despertar nos jovens o amor a si, a sua cultura ancestral, ao seu corpo, ao seu fenótipo e a manifestação do próprio movimento. A descolonização do pensamento foi utilizada nesse trabalho à luz dos estudos relatados no livro “Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola” (CAVALLEIRO, 2001). A todo momento os era enfatizado que qualquer movimento pode ser aproveitado para a dança, pois, como em Helenita Sá Earp – professora emérita da faculdade de Dança da UFRJ – “Dança é a capacidade de transformar qualquer movimento do corpo em arte.” (MEYER e EARP, 2019). Ao longo dos dois anos a pesquisa ampliou, abarcando temas que abrangem a militância feminina, tendo como destaque o feminismo negro. Muitos desafios e aprendizados referentes ao ensino de dança para crianças e adolescentes se apresentaram, como também a necessidade de correlacionar à pesquisa temas que façam parte da luta pelos direitos e valorização dos povos originários do Brasil. Toda a pesquisa tem sido o principal suporte para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso da pesquisadora. REFERÊNCIAS: ALMEIDA, Marcus Vinicius Machado de. A selvagem dança do corpo. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2006. CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 3a Edição. São Paulo: Selo Negro Edições, 2001. VIEYRA, Adalberto (editor); MEYER, André; EARP, Ana Célia de Sá. Helenita Sá Earp Vida e Obra. Edição 1 – Volume 1; organizado por André Meyer Alves de Lima e Ana Célia de Sá Earp. Rio de Janeiro, 2019.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Thaisa Faustino de; FAGUNDES, Igor. DANÇA, RAÇA E EDUCAÇÃO: A PESQUISA NA DESCOLONIZAÇÃO DO MOVER-PENSAR.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317595-DANCA-RACA-E-EDUCACAO--A-PESQUISA-NA-DESCOLONIZACAO-DO-MOVER-PENSAR. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

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