ESCULTURA, MONUMENTO E ESPAÇO PÚBLICO: DE CAMPO DA ACLAMAÇÃO A PRAÇA DA REPÚBLICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ESCULTURA, MONUMENTO E ESPAÇO PÚBLICO: DE CAMPO DA ACLAMAÇÃO A PRAÇA DA REPÚBLICA
Autores
  • Júlia Poina de Lima
  • Alberto Martín Chillón
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317473-escultura-monumento-e-espaco-publico--de-campo-da-aclamacao-a-praca-da-republica
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Escultura, monumento, espaço público, rio de janeiro
Resumo
O Campo de Santana, conhecido também como Campo da Aclamação no período imperial e rebatizado como Praça da República, se constitui como um espaço público relevante no centro do Rio de Janeiro. Desde a chegada da Corte, e enquadrado ao longo do tempo por instituições como o Museu Nacional, a Casa da Moeda, ou Palácio da Prefeitura, entre outras, foi um espaço simbólico e de representação relevante. O Campo foi palco de grandes comemorações e rituais cívicos, desde a aclamação de D. João VI ou de D. Pedro I, até as comemorações oficiais da vitória na Guerra do Paraguai, a declaração da República, além de uma grande diversidade de festas populares. Neste trabalho - que se encontra em fase inicial e faz parte do projeto de pesquisa “Francisco Manuel Chaves Pinheiro e a escultura através da Academia Imperial de Belas Artes e seus desdobramentos (1952-1930)” de Alberto Chillón, com auxílio da FAPERJ -, procuraremos entender esse espaço público através das tentativas de sua monumentalização e urbanização, procurando atestar a importância deste local. Consideramos suas transformações e as variedades de seus usos populares e oficiais (GUIMARÃES, 2011), nos atentando também à dualidade do espaço, que serviu como palco tanto dos rituais imperiais quanto republicanos, mas também como espaço de convivência das classes mais vulneráveis (DUARTE, 2015), e como lugar de sociabilidade civilizada nos moldes franceses, após o ajardinamento realizado por Auguste Glaziou. Para isso, partindo de uma revisão da literatura, realizaremos um levantamento dos projetos de monumentalização do espaço, dos monumentos efêmeros construídos, e dos monumentos finalmente erigidos, começando com o primeiro grande projeto de Grandjean de Montigny para acabar com a materialização do monumento a Benjamin Constant, inaugurado um século depois, em 1926, contribuindo assim para uma história monumental do espaço. Através desta pesquisa esperamos alcançar um entendimento panorâmico da importância do Campo de Santana, de forma a incluir as particularidades desse espaço na história da cidade do Rio de Janeiro. Partiremos de um olhar da História da Arte e especialmente dos monumentos projetados e realizados, considerando-os, portanto, como agentes que mobilizam múltiplas ativações artísticas, simbólicas e sociais desse espaço no tempo (SÁ, 2007). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: DUARTE, C. B. Campo de Santana: no século XXI como no século XVIII, de volta à condição de refúgio dos excluídos. In: ENANPUR, 16. 2015. Anais eletrônicos [...] Belo Horizonte: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2015. GUIMARÃES, I. V. Campo de Santana: de charco a palco privilegiado de manifestações populares e oficiais. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, n.5, p.243-254, 2011. SÁ, S. D. A. A cidade, os monumentos públicos e suas relações com o social. In: ENECULT ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 3. 2007. Anais eletrônicos [...] Salvador: Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, 2007.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Júlia Poina de; CHILLÓN, Alberto Martín. ESCULTURA, MONUMENTO E ESPAÇO PÚBLICO: DE CAMPO DA ACLAMAÇÃO A PRAÇA DA REPÚBLICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317473-ESCULTURA-MONUMENTO-E-ESPACO-PUBLICO--DE-CAMPO-DA-ACLAMACAO-A-PRACA-DA-REPUBLICA. Acesso em: 20/06/2025

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