FORMAÇÃO PED-AGÓGICA: APRENDENDO A EQUILIBRAR O ACELERAR-DESACELERAR

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
FORMAÇÃO PED-AGÓGICA: APRENDENDO A EQUILIBRAR O ACELERAR-DESACELERAR
Autores
  • Giullianna Borges Lopes
  • André Bocchetti
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317454-formacao-ped-agogica--aprendendo-a-equilibrar-o-acelerar-desacelerar
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação, corpo, movimento, música, biodança
Resumo
Segundo o dicionário da Real Academia Espanhola, agógica é o “Conjunto das ligeiras modificações de tempo, não escritas na partitura, requeridas na execução de uma obra.” A agógica é o que conecta, através da expressividade, a respiração do músico com a do público; é a nuance na música que transmite uma sensação; é a sílaba que alguém canta de um jeito diferente e que nos envolve. Para autores como Maia (2013, p.20) e Hugo Riemann (1884), estas sutis mudanças de andamento são essenciais para a compreensão das frases musicais. Pensar uma formação ped-agógica aqui significa incorporar (trazer para dentro do corpo) esses conceitos de agógica, ampliando o termo que vêm da música e da performance musical para a educação e para o corpo, reconhecendo que os movimentos de acelerar e desacelerar – ou as pequenas mudanças de andamento – fazem parte do pensamento e das políticas da Modernidade e são essenciais para compreender diferentes formas de estar e de se expressar no mundo. Entendemos, com David Le Breton (2007), que a existência é corporal; Com Wânia Mara Agostini Storolli (2011), que o corpo é um sistema em permanente construção; e, com Jorge Larrosa (2015), que é necessário aprender a lentidão, a suspender o automatismo da ação e a dar-se tempo e espaço. Essas são algumas das bases para refletirmos sobre uma formação do sujeito que respeite sua singularidade e contemple modos diversos de corporeidade. Nesse contexto, a proposta dessa investigação é a de pensar articulações entre corpo e movimento em processos de formação através da música, buscando-se compreender como uma formação agógica pode contribuir para o corpo na modernidade. Para o desenvolvimento da pesquisa tem se buscado, primeiramente, o apoio de fontes bibliográficas e teóricas, a fim de se elucidar aquilo que temos chamado uma “formação ped-agógica”, por meio de teóricos do universo musical, pedagógico e da filosofia. Conjuntamente, propõe-se identificar os movimentos de acelerar e desacelerar em práticas educacionais com música e discutir seus efeitos no corpo, expressos a partir de relatos vivenciais de uma prática de educação somática específica: a Biodança. Referências: LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2007. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM, Londrina. V. 19, N.25. Janeiro-junho 2011. p 131-140 LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In.:_______. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 15-34.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Giullianna Borges; BOCCHETTI, André. FORMAÇÃO PED-AGÓGICA: APRENDENDO A EQUILIBRAR O ACELERAR-DESACELERAR.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317454-FORMACAO-PED-AGOGICA--APRENDENDO-A-EQUILIBRAR-O-ACELERAR-DESACELERAR. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes