GLÍPTICA; ASPECTOS HISTÓRICOS, ICONOLÓGICOS, ARTÍSTICOS E SÓCIO-POLÍTICOS.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
GLÍPTICA; ASPECTOS HISTÓRICOS, ICONOLÓGICOS, ARTÍSTICOS E SÓCIO-POLÍTICOS.
Autores
  • Gustavo da Cunha Coutinho
  • Dalila dos Santos Cerqueira Pinto
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317371-gliptica-aspectos-historicos-iconologicos-artisticos-e-socio-politicos
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Glíptica
Resumo
A pesquisa “Glíptica, Testemunhas em Pedra e Metal” aborda sobre a técnica de gravação em baixo relevo conhecida como glíptica. Esta técnica é normalmente utilizada para gravar em materiais bastante sólidos, como metais e minerais, afim de confeccionar objetos como: moedas, medalhas, condecorações, sinetes, camafeus, entre outros. Nossa pesquisa atuou em instituições museológicas como o Museu Histórico Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Acessamos e fotografamos os exemplares glípticos dos acervos das instituições visitadas. As imagens coletadas comporão acervo digital apresentando exemplares luso-brasileiros que outrora pertenceram a pinacoteca da antiga Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ), mas que hoje se encontram, por diferentes motivos, em acervos de outras instituições. O objetivo deste trabalho é partir de uma análise iconológica dos itens registrados para, assim, compreender o emprego, manutenção e eventual reforma dos símbolos e iconografias presentes nos exemplares glípticos vislumbrados (em especial as condecorações observadas no Museu Histórico Nacional). A análise iconológica é “o ramo da história da arte que trata do tema ou mensagem das obras de arte em contraposição a sua forma” (Panofsky, 1976, p.47) e permitirá compreender, também, de que modo os símbolos e ícones eram escolhidos e dispostos de modo a melhor representar valores, legitimar narrativas e reforçar ideias. Compreendemos que o emprego da simbologia tanto constrói quando disputa narrativas e, por isso, reforçamos a intenção de analisar seu variado emprego. Aplicar-se-á uma metodologia investigativa, histórica e iconológica, e os resultados a serem obtidos serão apresentados nesse trabalho. O aluno Gustavo da Cunha Coutinho foi bolsista PIBIc e atuou no projeto até agosto de 2020. Referências Bibliográficas: PANOFSKY, E. Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença in Significado nas artes visuais. São Paulo Perspective. 1976 EDITORA TASCHEN. O Livro dos Símbolos: Reflexões Sobre Imagens Arquetípicas. Cologne, Alemanha, 2010.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COUTINHO, Gustavo da Cunha; PINTO, Dalila dos Santos Cerqueira. GLÍPTICA; ASPECTOS HISTÓRICOS, ICONOLÓGICOS, ARTÍSTICOS E SÓCIO-POLÍTICOS... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317371-GLIPTICA-ASPECTOS-HISTORICOS-ICONOLOGICOS-ARTISTICOS-E-SOCIO-POLITICOS. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes