AS DIFICULDADES E AS VANTAGENS DO ENSINO DO CANTO DE FORMA REMOTA EM ÉPOCA DE PANDEMIA DA COVID19 NO PROJETO “TOQUE... E SE TOQUE!” – 2020

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AS DIFICULDADES E AS VANTAGENS DO ENSINO DO CANTO DE FORMA REMOTA EM ÉPOCA DE PANDEMIA DA COVID19 NO PROJETO “TOQUE... E SE TOQUE!” – 2020
Autores
  • Jade Leal da Hora Monteiro
  • Rafael do Nascimento Silva
  • Maria Alice da Silva Ramos Sena
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Música
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317297-as-dificuldades-e-as-vantagens-do-ensino-do-canto-de-forma-remota-em-epoca-de-pandemia-da-covid19-no-projeto-toq
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Canto, Canto coral, Toque se toque, ensino de música, licenciatura em música, ensino remoto
Resumo
Resumo A partir de março de 2020, as instituições de ensino depararam-se com o cenário da pandemia mundial da COVID 19, forçando uma transformação e adaptação diante do inesperado. No projeto “Toque... se toque!” criamos um sistema de aulas de música remotos, reinventando metodologias e tentando superar as dificuldades encontradas dentro e fora da sala de aula, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. Neste trabalho abordaremos as vantagens e desvantagens do ensino do canto remoto e as estratégias utilizadas, considerando que o aprendizado do canto, assim como o estudo artístico em geral, depende das relações interpessoais, entre alunos, professores e plateia, possibilitando aprendizados além da técnica vocal. Analisaremos os processos de ensino de forma online no PLE (Período Letivo Especial), com foco nos equipamentos e softwares a disposição dos quadros docente e discentes e nas dificuldades e vantagens do ensino do canto de forma remota no período de pandemia da COVID19. Pela urgência da situação não houve tempo suficiente para que as literaturas sobre o assunto surgissem e norteassem fontes de pesquisa, por isso muitas das descrições serão baseadas na experiência singular dos professores e estagiários do projeto Jade da Hora e Rafael do Nascimento. “Toque... e se toque!” é um projeto de extensão que funciona no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. É gratuito e abrange crianças a partir dos 7 anos até adultos sem limite de idade. Pela diversificação de idades e gratuidade, conta com um corpo discente diversificado, complexo e desafiador, culturalmente falando. As atividades musicais envolvem aulas de iniciação instrumental em canto, cavaquinho, flauta doce, percussão, violão e ukulele, percepção musical e prática de conjunto. As aulas de canto são em grupo e foram divididas em duas turmas, canto iniciante (alunos começando no Projeto em 2020) e avançado (alunos dos anos anteriores), em dois horários separados, com aula síncrona de uma hora uma vez por semana e exercícios assíncronos durante a semana. As correções dos trabalhos são realizadas durante a aula síncrona posterior e individualmente, pela mídia utilizada pelo aluno. O período letivo terminou em dezembro e em fevereiro retornaremos. Haverá sorteio para novos alunos com inscrições feitas on line e divulgadas nas redes sociais, e a redistribuição alunos antigos por turmas de acordo com o seu desenvolvimento Como não conseguimos fazer concertos e entendendo que a música se faz na performance, o projeto Toque se Toque produziu 3 vídeos com cerca de 100 alunos participantes do período remoto, cantando e tocando seus instrumentos. Independentemente dos resultados obtidos, observamos que as aulas foram muito importantes para as pessoas com dificuldades geradas pela pandemia inclusive a falta de convívio social, contemplando minimamente o anseio pela volta aos espaços culturais, escolas, teatros e eventos. Esse objetivo já valida a experiência no PLE no Projeto Toque... e se toque! – Remoto. Além dos resultados musicais, o apoio aos alunos envolvidos permanece um objetivo a ser replicado em outras experiências pedagógico-musicais.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MONTEIRO, Jade Leal da Hora; SILVA, Rafael do Nascimento; SENA, Maria Alice da Silva Ramos. AS DIFICULDADES E AS VANTAGENS DO ENSINO DO CANTO DE FORMA REMOTA EM ÉPOCA DE PANDEMIA DA COVID19 NO PROJETO “TOQUE... E SE TOQUE!” – 2020.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317297-AS-DIFICULDADES-E-AS-VANTAGENS-DO-ENSINO-DO-CANTO-DE-FORMA-REMOTA-EM-EPOCA-DE-PANDEMIA-DA-COVID19-NO-PROJETO-TOQ. Acesso em: 27/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes