ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Autores
  • iris mariano de melo
  • Danielle de Almeida Menezes
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317181-ensino-de-lingua-inglesa-para-a-educacao-infantil-e-series-iniciais-do-ensino-fundamental--a-questao-da-formacao-
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
ensino de língua inglesa, educação infantil, formação docente
Resumo
A língua inglesa vem solidificando seu poder como língua global, gerando impactos nas políticas educacionais de países em desenvolvimento (SIQUEIRA & BARROS, 2013). No Brasil, verifica-se o aumento de escolas bilíngues em inglês, mas ainda com realidades díspares entre as que atendem as classes dominantes e as que atendem os grupos minoritários (MEGALE, 2019). Desta forma, o ensino de língua inglesa serve a diferentes propósitos dependendo da classe social a qual ele se dirige. Além disso, com tal expansão, o ensino de inglês passou a ser ofertado de forma mais abrangente para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental, tanto na esfera pública quanto na privada. Isso pode ser entendido como um fator de ampliação do mercado de trabalho para os profissionais de língua inglesa, os quais deveriam estar aptos para atuação nos diferentes segmentos da educação básica e também na educação infantil. No entanto, ao observar os currículos dos cursos de licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, de universidades como UFRJ, UFF, UERJ e PUC-Rio, notamos que estes não oferecem disciplinas voltadas especificamente para a atuação profissional nos segmentos em questão. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo investigar a formação de professores que atuam nesses segmentos, incluindo as estratégias de formação continuada que tais profissionais buscam para lidar com os desafios da educação para crianças, uma vez que os currículos de formação inicial não contemplam as especificidades necessárias. Para a geração de dados, lançaremos mão, num primeiro momento, de entrevistas semi-estruturadas com oito professores, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada. Como o trabalho ainda está em andamento, pretendemos mostrar as análises iniciais dos dados. Os resultados preliminares apontam que os participantes se percebem em processo de constante formação, tanto pelas lacunas deixadas em suas formações iniciais, quanto pela própria necessidade de desenvolvimento humano (ARAÚJO, ARAÚJO & SILVA, 2015). REFERÊNCIAS ARAÚJO, C.; ARAÚJO, E.; SILVA, R. Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana. Cadernos CEDES, v. 35, p. 57-73, 2015. MEGALE, A. Educação Bilíngue no Brasil. 1. ed. São Paulo: Richmond, 2019. v. 1. 135p. SIQUEIRA, D.; BARROS, K. Por um ensino intercultural do inglês como língua franca. Estudos Linguísticos e Literários, v. 48, p. 1-35, 2013.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, iris mariano de; MENEZES, Danielle de Almeida. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317181-ENSINO-DE-LINGUA-INGLESA-PARA-A-EDUCACAO-INFANTIL-E-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--A-QUESTAO-DA-FORMACAO-. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes