O INVASOR, DE MARÇAL AQUINO: ENTRE A IMAGEM E A PALAVRA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O INVASOR, DE MARÇAL AQUINO: ENTRE A IMAGEM E A PALAVRA
Autores
  • Tuany Teixeira da Silva
  • Laíse Ribas Bastos
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Literaturas
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317029-o-invasor-de-marcal-aquino--entre-a-imagem-e-a-palavra
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
O Invasor, literatura, cinema, imagem
Resumo
Este trabalho tem como intuito a leitura da obra O Invasor, publicada em 2002, do romancista e roteirista Marçal Aquino, juntamente com o roteiro do filme homônimo. Além do filme brasileiro, dirigido por Beto Brant e também lançado em 2002, soma-se ao corpus da pesquisa, a adaptação de O Invasor para o cinema francês, Persona non grata, de 2019. A presente pesquisa, ainda em fase inicial de desenvolvimento, é amparada teoricamente pelas reflexões de Michel Butor (1974) acerca dos procedimentos narrativos e seus possíveis usos no cinema, bem como os estudos de Jaques Aumont (1995), especificamente sobre a estética do filme. Destaque-se, ainda, as reflexões de Daniel Link (2002) sobre o gênero policial, e sobre as especificidades da literatura e do cinema. Demais referenciais teóricos poderão ser incorporados à pesquisa ao longo do seu desenvolvimento e conforme pertinência em relação ao corpus em estudo. Dessa forma, a partir dos objetos de pesquisa já apresentados, juntamente com o aparato teórico, procura-se estabelecer um cruzamento entre elementos constitutivos do romance e dos filmes em questão. Para isso, serão analisados os procedimentos e particularidades de cada formato. Trata-se de pensar, na literatura, e, de modo especial, em O invasor, as implicações do como se estrutura o foco narrativo, por exemplo, ou como se manifestam os diálogos, além do uso das descrições, que interferem, diretamente, no modo de construção dos personagens e de desenvolvimento do enredo. Já no cinema, trata-se especificamente de pensar o roteiro, a fotografia, os movimentos de câmera, da trilha sonora, para citar alguns elementos e recursos. Ou seja, poderíamos dizer, em certo sentido, que a literatura opera no âmbito das palavras, e o cinema, no âmbito das imagens. Entretanto, vamos além disso, na medida em que se trata de um cruzamento entre linguagens. Para Butor (1974), o romancista também pode se deparar com problemas de enquadramento, de composição e de perspectiva próprias do cinema, da fotografia e da pintura. Assim, é importante lembrar que o projeto cinematográfico tem por base o roteiro, ao mesmo tempo que na literatura, o escritor também pode “pintar” imagens, cenários e personagens (BUTOR, 1974). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus,1995. BUTOR, Michel. Repertório. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974 LINK, Daniel. Como se lê e outras intervenções críticas. Chapecó: Argos, 2002.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Tuany Teixeira da; BASTOS, Laíse Ribas. O INVASOR, DE MARÇAL AQUINO: ENTRE A IMAGEM E A PALAVRA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317029-O-INVASOR-DE-MARCAL-AQUINO--ENTRE-A-IMAGEM-E-A-PALAVRA. Acesso em: 13/08/2025

Trabalho

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