PESQUISA SOBRE PERCEPÇÃO E USO DO APLICATIVO TIK TOK PELA GERAÇÃO Y NA QUARENTENA.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PESQUISA SOBRE PERCEPÇÃO E USO DO APLICATIVO TIK TOK PELA GERAÇÃO Y NA QUARENTENA.
Autores
  • Victoria Ferreira Fernandes
  • LUIZA BARROS CALIXTO
  • Ana Luiza Ferreira dos Reis Silva
  • BRENDA DO NASCIMENTO TEIXEIRA
  • Bruna Aranha
  • Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316896-pesquisa-sobre-percepcao-e-uso-do-aplicativo-tik-tok-pela--geracao-y-na-quarentena
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
TikTok, Geração Y, COVID-19, Pesquisa Quantitativa
Resumo
Em julho de 2020, o TikTok se tornou o aplicativo mais baixado no mundo, com 65,2 milhões de instalações, ultrapassando o Instagram e o Facebook. Seu enorme destaque se deu a partir do começo do decreto da quarentena na maioria dos países que enfrentaram a pandemia mundial e seu uso esteve atrelado à ideia de tentar aliviar de forma criativa, descontraída e acessível um momento tão delicado como o isolamento social. Desde o seu lançamento, o aplicativo de vídeos curtos vem dividindo opiniões quanto ao seu uso, porém a geração Z (em geral, consideram-se os jovens nascidos a partir de 1997) foi o público que mais aderiu à ideia da ferramenta desde o início. Partindo dessa ideia e do "boom" do aplicativo em um momento de crise mundial, a pesquisa tem o propósito de entender o antes e durante a quarentena: o que mudou na percepção do app TikTok na geração Y (nascidos entre 1984 e 1996, aproximadamente), que acessam e/ou produzem conteúdo no aplicativo. O artigo pretende expor a forma de uso do aplicativo TikTok durante a quarentena, mais especificamente, com o público da geração Y. O estudo foi realizado através da aplicação de um formulário online (HAIR, 2010) divulgado por redes sociais (Instagram, Twitter, grupos do TikTok no Facebook) e newsletter da Escola de Comunicação da UFRJ, a ECOPress. A pesquisa obteve um total de 229 respostas, a maioria dos participantes residentes do Rio de Janeiro e com idades entre 15 a 24 anos, sendo possível confirmar a hipótese de aumento do uso do aplicativo durante o período da pandemia. Contudo, foi constatado que a geração Z (PHEULA e SOUZA, 2016) foi o público que mais aderiu à ideia da ferramenta desde o início dela. Além disso, também ficou claro que, mesmo com a viralização do app, as outras redes sociais não foram deixadas de lado, servindo inclusive como base para o compartilhamento de vídeos publicados originalmente no TikTok. Não foi confirmado que o foco do aplicativo seja a produção de conteúdo; muitos de seus usuários apenas assistem aos vídeos curtos de maneira passiva (OMAR E DEQUAN, 2020). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: OMAR, B; DEQUAN, W. Watch, Share or Create: The Influence of Personality Traits and User Motivation on TikTok Mobile Video Usage. iJIM, v. 14, 2020, p. 121 – 136. HAIR JR., Joseph F. et al. Fundamentos de pesquisa de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2010. PHEULA, Arieta de França; SOUZA, Eduardo Chaves de; Estudo sobre comportamento dos jovens das gerações Y e Z quando conectados à internet. Porto Alegre, 2016.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Victoria Ferreira et al.. PESQUISA SOBRE PERCEPÇÃO E USO DO APLICATIVO TIK TOK PELA GERAÇÃO Y NA QUARENTENA... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316896-PESQUISA-SOBRE-PERCEPCAO-E-USO-DO-APLICATIVO-TIK-TOK-PELA--GERACAO-Y-NA-QUARENTENA. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes