EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Thais do Nascimento Pereira
  • José Jairo Vieira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316889-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-na-escola--um-estudo-de-caso-em-uma-escola-do-municipio-do-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação antirracista, Programa de Educação Tutorial, Escola
Resumo
O reconhecimento e a denúncia do racismo dentro do espaço escolar depende de uma educação que tenham compromisso com as questões étnicos raciais, buscando trabalhar essa temática com toda a instituição, e, assim, contribuir com a construção da identidade dos sujeitos. A lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), tornou obrigatório o ensino da história e cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do país, resultado de lutas do Movimento Negro por reivindicações de políticas públicas que combatam a discriminação racial na escola. Para Gomes (2003), a escola é uma “instituição social responsável pela organização, transmissão e socialização do conhecimento e da cultura”, sendo assim, é um local que se compartilha outros conhecimentos, valores, preconceitos, crenças, além do ensino e aprendizagem escolar (GOMES, 2002). Durante um trabalho de campo realizado em uma Escola Municipal da zona norte do Rio de Janeiro junto ao Projeto de Educação Tutorial (PET) - Movimentos Sociais, uma das temáticas abordadas foi a racial, e surgiu, assim, indagação sobre como o corpo discente reagiu às questões apresentadas acerca do assunto. Essa pesquisa de cunho qualitativo possibilitou o levantamento de dados através dos registros no diário de campo, que serão analisados para compreender como as questões raciais são entendidas pelos alunos, e como essas questões podem contribuir para a construção da identidade dos alunos negros. É preciso pensar nos problemas que ainda existem quando se trata das relações raciais na escola, pensando principalmente como as pessoas têm construído suas identidades, a partir das representações e valores que são oferecidos no ambiente escolar e fora dele. Referências: BRASIL, Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003. GOMES, Nilma Lino, Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, n.23, 2003. GOMES, Nilma Lino, Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?. Revista Brasileira de Educação, n. 21, 2002.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Thais do Nascimento; VIEIRA, José Jairo. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316889-EDUCACAO-DAS-RELACOES-ETNICO-RACIAIS-NA-ESCOLA--UM-ESTUDO-DE-CASO-EM-UMA-ESCOLA-DO-MUNICIPIO-DO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 16/12/2025

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