FORTNITE: UMA PESQUISA SOBRE SUAS PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS E OS EFEITOS NA RELAÇÃO ENTRE GAME, MARCA E JOGADORES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
FORTNITE: UMA PESQUISA SOBRE SUAS PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS E OS EFEITOS NA RELAÇÃO ENTRE GAME, MARCA E JOGADORES
Autores
  • Emerson Vinicius Soares Carneiro
  • JOAO GABRIEL HADDAD DE LIMA
  • JOSE EDUARDO DE QUEIROZ JUNIOR
  • Mariana Silva Pavão
  • Thaís Luiza Dias Alves
  • Thiago Vitorino
  • Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316869-fortnite--uma-pesquisa-sobre-suas-praticas-publicitarias-e-os-efeitos--na-relacao-entre-game-marca-e-jogadores
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Fortnite, product placement, publicidade em games, pesquisa quantitativa
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar e entender a percepção que o público tem das publicidades dentro do jogo de battle royale Fortnite e, além disso, entender o impacto de eventos na construção dessas peças. O objeto de estudo foi definido a partir da relevância do jogo dentro do universo gamer e a fama que recebeu justamente devido aos shows e outras cerimônias. Para a realização da análise, foi feita uma pesquisa quantitativa (HAIR, 2010) com a participação de mais de 1600 respondentes. Os resultados afirmam que apesar dos eventos serem responsáveis pelos maiores números de usuários na plataforma, apenas 5% começaram a jogar Fortnite frequentemente por sua influência. Percebe-se, então, que os maiores benefícios dos eventos para o jogo são: ser um momento inovador na storyline para o já jogador, mantendo-o interessado, e o aumento nas vendas de novas skins relacionadas ao evento; e em relação ao patrocinador, seu principal objetivo é conquistado, aumentando seu número de ouvintes/seguidores após o evento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: HAIR JR., Joseph F. et al. Fundamentos de pesquisa de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARNEIRO, Emerson Vinicius Soares et al.. FORTNITE: UMA PESQUISA SOBRE SUAS PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS E OS EFEITOS NA RELAÇÃO ENTRE GAME, MARCA E JOGADORES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316869-FORTNITE--UMA-PESQUISA-SOBRE-SUAS-PRATICAS-PUBLICITARIAS-E-OS-EFEITOS--NA-RELACAO-ENTRE-GAME-MARCA-E-JOGADORES. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes