PADRÕES LEXICAIS E FONOLÓGICOS DE ANGLICISMOS EM JOGOS ONLINE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PADRÕES LEXICAIS E FONOLÓGICOS DE ANGLICISMOS EM JOGOS ONLINE
Autores
  • Victor Alencar de Freitas
  • Gean Nunes Damulakis
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Linguística
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316724-padroes-lexicais-e-fonologicos-de-anglicismos-em-jogos-online
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
fonologia, empréstimos, comunidade de prática, jogos online
Resumo
É comum na comunidade de jogadores de jogos online que ocorram encontros virtuais para facilitar a comunicação dentro dos jogos, sejam com a ajuda de softwares como Discord e Skype ou através de uma função de comunicação integrada no próprio jogo, quando disponível. As diferentes formas de expressão linguísticas usadas pelos participantes podem variar consideravelmente dependendo do tipo de jogo que preferem e de suas respectivas variedades sociais e geográficas. No entanto, alguns padrões linguísticos são compartilhados e um dos mais perceptíveis nesse tipo de interação é a presença recorrente de empréstimos (Haspelmath, 2009) de origem inglesa. Dado o reconhecimento de que os encontros virtuais entre jogadores proporcionam um ambiente linguístico rico em empréstimos, torna-se oportuna a investigação do comportamento fonológico desses empréstimos e de suas derivações. Dessa forma, esta pesquisa busca verificar o comportamento fonológico das raízes de verbos derivados de empréstimos (como “snipar” e “counterar”), a alternância entre o uso de formas flexionadas (como “skipei” de “skipar”) e perífrases (como “dei skip”), além de avaliar a influência da ortografia nessas produções. O fato de que essas comunidades de jogadores promovem encontros virtuais de forma regular com um objetivo em comum (estabelecer uma melhor comunicação dentro do jogo) torna possível defini-las como um tipo de comunidade de prática (Wenger, 1998), mesmo que virtual. Vale notar que tais comunidades em sua maioria não surgiram devido à recente situação de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, mas, certamente, tiveram sua frequência de atividades intensificada por ela. A pesquisa usa como objeto de estudo dados de fala de indivíduos de comunidades de prática estritamente virtuais, formadas por apreciadores de jogos online. Os dados preliminares são falas espontâneas e foram coletados de vídeos de streamers (pessoas que jogam enquanto transmitem o jogo ao vivo) jogando em grupo, disponíveis nas plataformas Youtube e Twitch. A partir de hipóteses levantadas por esse tipo de coleta, pretendemos coletar outros dados de jogos online em grupo, de forma síncrona. Este tipo de coleta evita possíveis problemas da primeira, por não se tratar de falas produzidas por indivíduos que possuam ciência de que a gravação será usada como forma de entretenimento, evitando, portanto, influências de automonitoramento, buscando o máximo de espontaneidade possível. Como resultado de uma análise preliminar, é possível levantar algumas hipóteses: (i) a perífrase é mais utilizada em formas flexionadas (“deu skip” versus “skipou”); (ii) no infinitivo, ao contrário, as formas derivadas são mais frequentes que as perífrases (“skipar” versus “dar skip”); (iii) alguns usos como o de “buffar” e “rushar” apresentam casos de adaptação influenciados pela ortografia (Damulakis & Nevins, 2017). Este trabalho se vincula ao projeto de pesquisa “Fonologia(s) de línguas naturais – descrição e análise”. Referências: Wenger, E. Communities of practice: Learning, meaning and identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998. Damulakis, G. & Nevins, A. Entre gramáticas: empréstimos linguísticos e aprendizagem de línguas. Revista Linguística, v. 13, n. 3, 2017. Haspelmath, M. Lexical borrowing: Concepts and issues. In: Haspelmath, M. & TADMOR, U. Loanwords in the World’s Languages: A Comparative Handbook. Berlin: De Gruyter Mouton, 2009.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, Victor Alencar de; DAMULAKIS, Gean Nunes. PADRÕES LEXICAIS E FONOLÓGICOS DE ANGLICISMOS EM JOGOS ONLINE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316724-PADROES-LEXICAIS-E-FONOLOGICOS-DE-ANGLICISMOS-EM-JOGOS-ONLINE. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

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