INFLUENCIADORES DIGITAIS E VIDA PRIVADA NAS MÍDIAS SOCIAIS: A INTIMIDADE PUBLICIZADA COMO FONTE DE COBRANÇA NO INSTAGRAM

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
INFLUENCIADORES DIGITAIS E VIDA PRIVADA NAS MÍDIAS SOCIAIS: A INTIMIDADE PUBLICIZADA COMO FONTE DE COBRANÇA NO INSTAGRAM
Autores
  • Robertha Braga
  • Paulo César Castro
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316701-influenciadores-digitais-e-vida-privada-nas-midias-sociais--a-intimidade-publicizada-como-fonte-de-cobranca-no-in
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
influenciador digital, Instagram, público, privado
Resumo
Os influenciadores digitais são indivíduos com extrema relevância no cenário da web 2.0., e que têm na interação com o público sua principal ferramenta de trabalho. Nesse contexto, a pesquisa busca elucidar um dos processos enfrentados por essas personalidades virtuais: a cobrança de posicionamento advinda dos seus seguidores. Parte-se da hipótese de que, analogamente aos líderes de opinião (LAZARSFELD, BERELSON e GAUDET, 1968), no caso da internet, os influencers, ao publicarem suas opiniões e comportamentos, acabam se tornando verdadeiros modelos de conduta para seus seguidores. Ademais, muitas dessas celebridades digitais lançam mão de uma “narrativa do eu” (SIBILIA, 2008), expondo propositalmente suas vidas privadas, a fim de estabelecer uma intimidade socializada e pública, gerando, assim, uma relação também afetiva com os usuários. Por outro lado, é normal que nem todas as questões sejam trazidas à tona pelos influenciadores, seja por receio ou, simplesmente, por não possuírem uma opinião concreta. Nesses casos, muitos seguidores, sentindo-se, na mesma medida, íntimos e dependentes de influência, passam a cobrar o posicionamento dos trendsetters nas redes sociais. Diferentemente do que ocorria no modelo dos meios de comunicação de massa, a possibilidade de cobrança, com a internet, está bem ao alcance, o que torna essa prática ainda mais recorrente. Consequentemente, surge uma relação conflitante entre as duas partes, em que os influencers podem responder aos usuários tanto de modo positivo quanto negativo, o que, certamente, influi na sua imagem, podendo gerar o ganho ou a perda de seguidores e, inclusive, de monetização de seus conteúdos. A pesquisa objetiva, portanto, compreender por que e como acontece essa cobrança, de que forma os influenciadores respondem a ela e como isso pode impactá-los. Para alcançar tais objetivos, o projeto tem como corpus a análise das seguintes contas do Instagram: Canal dos Caçadores (@canaldoscacadores, 413 mil seguidores) - que trata de gastronomia, viagens, estilo de vida, etc.; e Irina Cordeiro (@irinacordeirochef, 437 mil seguidores) - que trata de gastronomia, cultura nordestina, autoestima feminina, etc. Ambas possuem em comum a temática gastronômica, porém com os demais discursos divergentes, sobretudo, no que tange ao posicionamento político. Serão estudadas, por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), publicações específicas dos stories das duas contas, feitas entre setembro e novembro de 2020, em que os influenciadores relatam suas experiências com a cobrança de posicionamento. Além disso, serão analisados também os demais posts (do ano de 2020) da plataforma, com o fito de identificar uma tipologia das cobranças em relação aos conteúdos de cada influencer escolhido. Referências Bibliográficas: LAZARSFELD, P.; BERELSON, B.; GAUDET, H. The people’s choice: how the voter makes up his mind in a presidential campaign. 3rd edition. New York: Columbia University Press, 1968. SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Robertha; CASTRO, Paulo César. INFLUENCIADORES DIGITAIS E VIDA PRIVADA NAS MÍDIAS SOCIAIS: A INTIMIDADE PUBLICIZADA COMO FONTE DE COBRANÇA NO INSTAGRAM.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316701-INFLUENCIADORES-DIGITAIS-E-VIDA-PRIVADA-NAS-MIDIAS-SOCIAIS--A-INTIMIDADE-PUBLICIZADA-COMO-FONTE-DE-COBRANCA-NO-IN. Acesso em: 13/05/2025

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