METODOLOGIA E DEVOLUTIVA DO MAPEAMENTO AFETIVO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
METODOLOGIA E DEVOLUTIVA DO MAPEAMENTO AFETIVO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Vanessa Maria Almeida Rocha
  • Amanda Duarte da Costa Souza
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
  • Vera Tângari
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316599-metodologia-e-devolutiva-do-mapeamento-afetivo-da-cidade-do-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
território educativo, mapeamento afetivo, ambiente educação, espaços livres, Rio de Janeiro
Resumo
Introdução Em parceria c/a Casa Civil e c/a Secretaria Municipal de Educação, o Mapeamento Afetivo da Cidade do Rio de Janeiro reuniu grupos de pesquisa SEL-RJ e GAE, do PROARQ-FAU/UFRJ, que realizaram a atividade com escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal, para entender a complexidade da cidade a partir do olhar dos estudantes. A intenção foi contribuir c/políticas públicas voltadas ao planejamento e ao desenvolvimento sustentável. Assim, o trabalho se apoia numa discussão acerca da criança como sujeito de direitos. Metodologia A atividade foi realizada em 08/11/2019, de forma voluntária, em 734 unidades de ensino, c/estudantes matriculados entre a Pré-escola e o 9º ano do ensino fundamental c/ seguintes questões: “Como é o caminho que você faz da sua casa até a escola onde você estuda? Descreva, em desenhos e/ou palavras, o que você vê, ouve e sente durante esse percurso.” e “Agora que você respondeu a primeira pergunta, descreva, em desenhos e/ou palavras, o que você deseja para esse percurso?” A forma de resposta ao questionamento foi livre, sob a forma de textos e desenhos. Para dar conta da análise e tabulação desses dados, a equipe elaborou 15 categorias de análise. A partir de diversas discussões, as categorias foram divididas em subcategorias, devido à abrangência de respostas. A equipe da UFRJ também organizou o Curso “Mapeamento dos Territórios Educativos da Cidade do Rio de Janeiro”, que capacitou estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais. Os participantes foram divididos em 11 equipes, correspondentes às 11 CREs da rede municipal. As equipes tiveram o cuidado de não fazer uma interpretação dos desenhos das crianças, e proceder a leitura das respostas efetivas. Devolutiva Grande parte da relevância do Mapeamento Afetivo é fazer a devolutiva às escolas, p/ valorizar a participação dos estudantes. É também uma resposta física ao processo, parte essencial desse mecanismo de escuta que é o mapeamento. Dessa forma, alguns meios de resposta incluem: mapas interativos online e de livre acesso, contendo as principais percepções e desejos relatados pelo(a)s estudantes; apresentação das análises p/ o corpo social das unidades escolares participantes e de escolas não participantes, p/eventuais interessados; reuniões c/ as escolas p/ apresentação do relatório. Cabe destacar que a pesquisa e o processamento de dados foram feitos antes do início da pandemia do Covid19 o que viabilizou o contato direto entre membros da equipe e entre esses e as equipes da SME/PCRJ. Foram as professoras e professores que tiveram contato direto c/ os estudantes. Para os eventos de devolutiva, a proposta é realizar reuniões por vídeo conferência. Quanto à continuidade da pesquisa, planejamos uma 2a rodada em 2021, a partir dos resultados das reuniões de devolutiva que deverão apontar os novos procedimentos a serem adotados. Além disso, notamos a importância da apresentação e difusão da pesquisa em eventos acadêmicos e científicos, através da publicação de trabalhos, palestras e participações em mesas redondas e possibilidade de disponibilidade desses dados para futuras pesquisas on line sobre o tema. Referências: AZEVEDO, G. Diálogos entre Arquitetura, Cidade e Infância: Territórios educativos em ação. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ/Paisagens Híbridas, 2019. AZEVEDO; TÂNGARI; RHEINGANTZ. Do espaço escolar ao território educativo: A conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016. AZEVEDO; RHEINGANTZ; COSTA. Educação integral e território educativo: diálogos possíveis em um coletivo complexo. In: AZEVEDO et al. (Orgs.). Do espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ, 2016, p.17-27. AZEVEDO; RHEINGANTZ; TÂNGARI (Orgs.). O lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços livres: Uso, Forma, Apropriação. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ, 2011.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Vanessa Maria Almeida et al.. METODOLOGIA E DEVOLUTIVA DO MAPEAMENTO AFETIVO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316599-METODOLOGIA-E-DEVOLUTIVA-DO-MAPEAMENTO-AFETIVO-DA-CIDADE-DO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes