TECIDOS E COSTURAS DA ARTISTA FAYGA OSTROWER NO MUSEU DOM JOÃO VI -EBA-UFRJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TECIDOS E COSTURAS DA ARTISTA FAYGA OSTROWER NO MUSEU DOM JOÃO VI -EBA-UFRJ
Autores
  • Victória de Souza Félix
  • MARIZE MALTA TEIXEIRA
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316439-tecidos-e-costuras-da-artista-fayga-ostrower-no-museu-dom-joao-vi--eba-ufrj
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
tecidos, costuras, artista, Fayga Ostrower, Museu D. João VI
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo catalogar os tecidos da gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora Fayga Ostrower (Lodz, Polônia 1920 - Rio de Janeiro, RJ 2001), constantes no Museu D. João VI-EBA-UFRJ. A Coleção Fayga Ostrower é composta por tecidos produzidos entre as décadas de 1950 e 1960, consistindo em 163 amostras têxteis de variadas padronagens feitas a partir da técnica de serigrafia. Também compõem a coleção estudos de estampas em papel, materiais de costura, jogo de guardanapos e roupas femininas. Sua incorporação ao acervo do Museu Dom João VI foi feita pela doação da filha da artista, Noni Ostrower, em 5 de março de 2020. A pesquisa teve início em maio de 2020 e, até o presente momento, os avanços não poderiam ser muitos promissores devido à demanda tátil que ainda não foi possível. Apesar do material têxtil ser vulnerável e conter regras altamente específicas para sua conservação, o manuseio dos tecidos é essencial para a captação de informações sobre sua materialidade (COMITÊ NACIONAL…,2002). Por meio do contato manual podemos analisar e concluir, por exemplo: matéria-prima, gramatura, textura, construções das fibras e outras especificidades do tecido. Há também diretrizes de conservação, armazenamento, tratamento, exposição e empréstimos a serem concluídas. Em contrapartida, a parte que somente depende do uso de ferramentas digitais estão em progresso. As peças do acervo fazem parte da significante transição pictórica e técnica da artista-gravadora polonesa. No final da década de 50 e início de 60, Fayga afasta-se do realismo social figurativo e transaciona para o abstracionismo informal. Essa nova forma de se expressar artisticamente estava relacionada aos seus próprios valores, ideais políticos e sociais, e também a diversas questões que fomentavam o campo da arte na época. A criação de padrões para tecidos estava imersa nessas circunstâncias, levando muitos artistas a atuarem também no campo do design têxtil. Os tecidos criados foram destinados à indústria, que rapidamente ganharam repercussão no Brasil e no exterior, por seu grafismo inovador (Algas, Cristais, Fuga, Jazz, etc.) e referências nacionais (Candomblé, Samba, Macumba, Maracatu, Café, etc.). Usados especialmente para decoração de interiores, também foram absorvidos pela moda vestimentar (MENDONÇA, 2018). O projeto não se detém somente na catalogação dos tecidos e conseguinte facilitação de futuras pesquisas, mas tem como desafio explorar materiais de costuras, roupas e crochê, de modo que surjam novas perspectivas sobre o trabalho da artista que não se deteve exclusivamente nas artes visuais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMITÉ NACIONAL DE CONSERVACIÓN TEXTIL et. al. Manual de Conservación Preventiva de Textiles. Santiago de Chile: Fundación Andes, 2002. MENDONÇA, V. Fayga Ostrower: tecidos e gravuras, 1952/1967, no Rio de Janeiro. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmica, 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FÉLIX, Victória de Souza; TEIXEIRA, MARIZE MALTA. TECIDOS E COSTURAS DA ARTISTA FAYGA OSTROWER NO MUSEU DOM JOÃO VI -EBA-UFRJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316439-TECIDOS-E-COSTURAS-DA-ARTISTA-FAYGA-OSTROWER-NO-MUSEU-DOM-JOAO-VI--EBA-UFRJ. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

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