SINALIZAÇÃO INTERPRETATIVA NA TRILHA DA LAGOA DA MATA NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
SINALIZAÇÃO INTERPRETATIVA NA TRILHA DA LAGOA DA MATA NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores
  • Vitória Milena de Lima Gonçalves
  • Carolina Andrade
  • Tainá Figueroa Figueiredo
  • Beatriz Rodrigues Soares
  • Reinaldo Luiz Bozelli
  • Laísa Maria Freire dos Santos
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316417-sinalizacao-interpretativa-na-trilha-da-lagoa-da-mata-na-floresta-nacional-de-carajas--uma-proposta-de-educacao-a
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Trilha interpretativa, Sustentabilidade.
Resumo
A Educação Ambiental busca estabelecer novas relações entre o ser humano e a natureza. O objetivo deste trabalho foi criar um processo participativo para sinalização interpretativa da Trilha da Lagoa da Mata na Floresta Nacional de Carajás (FLONA), PA, a partir de conhecimentos ecológicos, éticos, estéticos e políticos (Andrade da Silva e colaboradores, 2020). O projeto ocorre desde 2016, mas as atividades de sinalização começaram em 2019, o início do trabalho da bolsista começou em setembro de 2020 e acompanhou a devolutiva da oficina. A proposta partiu de um diagnóstico e uma ação formativa, diálogo generativo concretizada em um projeto de sinalização, inspirado pela ecopedagogia (Payne, 2018). Em seguida, os pesquisadores da universidade produziram os conteúdos sinalizados no diagnóstico e pactuados na oficina e enviaram o projeto para uma equipe de design para criação da identidade visual. O processo de elaboração da sinalização tem acontecido por meio de reuniões, mas é regulado por pareceres do ICMBio. O objeto de discussão variou entre temas e conteúdos, identidade visual, localização geográfica na trilha e regras de sinalização. O material elaborado contém: cinco placas sobre ecologia e meio ambiente, uma sobre a mineração na FLONA, duas expõem a cultura local e indígena sendo um tótem, duas trabalham a sensopercepção e uma aborda o pertencimento do ser humano à natureza, além de uma placa que explica o processo construtivo. Os registros dos encontros e planejamentos mostram que a relação entre os participantes é assimétrica e tem a ver com o papel institucional de cada ator. Neste ano de 2020, ocorreu uma devolutiva para apresentação e discussão do material criado. Estiveram presentes dois representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um da empresa de mineração Vale, quatro do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (CEAP), um da Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (COOPERTURE) e cinco da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição responsável pela mediação do encontro. As questões levantadas na reunião apontaram a necessidade de maior imersão na representatividade indígena histórica, aspectos sobre a vegetação local e as atividades de mineração. As sugestões de mudanças no texto vieram dos pesquisadores da UFRJ, temas a serem inseridos vieram do CEAP e COOPERTURE e a adequação às regras da Unidade de Conservação veio do ICMBio. Essa construção demanda o exercício da participação dialógica ao mesmo tempo que aponta seus limites uma vez que os atores sociais envolvidos têm interesses distintos sobre os usos da Trilha, e papéis regulatórios ou executivos. Como perspectiva de continuidade, pretendemos desenvolver maior aprofundamento teórico sobre questões da sustentabilidade na Educação Ambiental. Agradecimentos: O projeto integra ações desenvolvidas no Programa de Estudos Limnológicos na FLONA de Carajás, no Pará, financiado pela Vale. Bolsas PIBIC/UFRJ, Vale, FAPERJ. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE DA SILVA e colaboradores. Marcos de teorías poscríticas para repensar la investigación en educación ambiental: la experiencia estética y la subjetividad en la formación de profesores y educadores ambientales. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 2020. 57(2), p. 1-17. PAYNE, P. G. The framing of Ecopedagogy as/in scapes: Methodology of the issue. The Journal of Environmental Education, 2018. 49(2), p. 71-87.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Vitória Milena de Lima et al.. SINALIZAÇÃO INTERPRETATIVA NA TRILHA DA LAGOA DA MATA NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316417-SINALIZACAO-INTERPRETATIVA-NA-TRILHA-DA-LAGOA-DA-MATA-NA-FLORESTA-NACIONAL-DE-CARAJAS--UMA-PROPOSTA-DE-EDUCACAO-A. Acesso em: 02/05/2025

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