JÚRI SIMULADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
JÚRI SIMULADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • JHENIFER KELY SILVA FAGUNDES DE OLIVEIRA
  • LEONARDO ALVES E SILVA
  • Marcelo Bernardo de Lima
  • Miriam Struchiner
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316405-juri-simulado-no-ensino-de-ciencias--uma-revisao-de-literatura
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Palavras-chave: júri simulado; ensino de ciências; revisão de literatura
Resumo
O uso da argumentação em sala de aula é uma prática importante para o Ensino de Ciências (EC), pois contribui com o desenvolvimento do pensamento crítico e o posicionamento dos alunos por meio de justificativas e contra-argumentos (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE & ERDURAN, 2008). Entre as estratégias de ensino-aprendizagem, o Júri Simulado tem grande potencial para trabalhar com a argumentação, por ser baseado em problemas que requerem análise e investigação sobre o tema. Este trabalho é uma revisão da literatura e tem como objetivo analisar os estudos nacionais sobre o Júri Simulado no EC. Duas questões nortearam essa pesquisa: (1) quais as características básicas dos Júris Simulados e (2) qual a relação entre os objetivos e resultados encontrados nos trabalhos. A pesquisa foi realizada utilizando o termo “Júri” como palavra-chave, nos últimos 10 anos (2010-2020), nos principais eventos nacionais relacionados à área do EC, resultando em 43 trabalhos. Após a exclusão dos resumos simples e expandidos, trabalhos teóricos e textos não relacionados ao tema, totalizaram 16 trabalhos empíricos que foram lidos na íntegra e suas informações categorizadas com base nas questões de estudo. Em relação à primeira pergunta, o júri simulado apareceu em diferentes níveis de ensino. Foram encontrados 10 trabalhos voltados para a Educação básica: Ensino Fundamental II (n=3), Ensino Médio (n=6) e formação continuada dos professores da Educação Básica (n=1). O júri simulado esteve inserido nas disciplinas de Física, Química, Biologia e Ciências no Ensino Superior (n=6), distribuídos nos cursos de Engenharia Civil e licenciatura em Biologia, Física e Química. Os temas escolhidos eram problemas locais, relacionados com a região do estudo ou eram contextualizados em alguma Questão Sociocientífica, temas polêmicos e controversos. Nesses contextos controversos, os estudantes podem buscar diferentes opções de resposta, favorecendo o debate e a construção coletiva de argumentos para encontrar possíveis respostas a esses problemas.O segundo resultado foi dividido em três partes: habilidades desenvolvidas pelos alunos; abordagem curricular; e interação professor-aluno. As habilidades que mais apareceram nos trabalhos foram argumentação (n=7) e dramatização (n=5), seguido por pesquisa e investigação (n=4), pensamento crítico (n=4) e produção escrita e posicionamento (n=4). A abordagem curricular mais presente foi Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) (n=11), seguida por conhecimento científico (n=3) e Natureza da Ciência (n=2). A interação professor-aluno mais presente foi aluno protagonista (n=10) e relação de horizontalidade (n=6). Em conclusão, a maioria dos trabalhos reforçaram a abordagem curricular Ciência Tecnologia e Sociedade, o protagonismo dos estudantes e a argumentação, características relacionadas ao júri simulado, uma vez que os estudantes precisam buscar informações, questionar e argumentar ao simular um júri sobre determinado tema polêmico. Portanto mais estudos são necessários para fortalecer esses resultados. ERDURAN, S.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. Argumentation in science education. Perspectives from classroom-Based Research. Dordre-cht: Springer, 2008.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, JHENIFER KELY SILVA FAGUNDES DE et al.. JÚRI SIMULADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316405-JURI-SIMULADO-NO-ENSINO-DE-CIENCIAS--UMA-REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 19/06/2025

Trabalho

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