O IMPACTO DO COVID-19 NA FORMAÇÃO DE QUADROS CIENTÍFICOS: TRAJETÓRIAS E FUTUROS DE ESTUDANTES DA UFRJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O IMPACTO DO COVID-19 NA FORMAÇÃO DE QUADROS CIENTÍFICOS: TRAJETÓRIAS E FUTUROS DE ESTUDANTES DA UFRJ
Autores
  • Daniele Meirelles Lambert
  • Luana Micmacher
  • Anna Clara Nascimento Gonçalves
  • CLAUDIO COSTA PINHEIRO
  • Vinicius Kauê Ferreira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316241-o-impacto-do-covid-19-na-formacao-de-quadros-cientificos---trajetorias-e-futuros-de-estudantes-da-ufrj
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Ensino Superior, Temporalidades, Trajetórias
Resumo
O surto de Covid-19 deflagrou inúmeras mudanças, afetando praticamente todas as instâncias da vida social e individual em ritmo muito acelerado. Entre as consequências, a pandemia vem causando alterações em nossa relação com regimes temporais, provocando rupturas em processos sociais (LYNTERIS, 2014), acelerando transformações e, especialmente nossa capacidade projetar e planejar em relação a tempos futuros (MBITI, 1990). O projeto parte desse efeito de alteração de regimes temporais, para focar no mapeamento e análise do impacto da pandemia na capacidade científica brasileira, considerando: 1) as consequências para na manutenção de diferentes campos científicos (humanidades, ciências da vida e engenharias); e 2) a capacidade de resiliência da produção cientifica brasileira, expressa na disposição de formar novas gerações. Entre os impactos esperados, estão: a) gerar instrumentos que ajudem universidades e autoridades científicas e educacionais a promover programas de defesa e fomento da formação científica; b) a criação de mecanismos de mitigação do impacto da pandemia na interrupção de carreiras e ciclos de vidas de cientistas em formação e c) na materialidade da universidade e das atividades relacionadas a educação. A pandemia, enquanto evento disruptivo, tem levado estudantes a repensar seus projetos acadêmicos e profissionais. Esta é a expressão de novas formas de relação subjetiva com a própria ideia de futuro. Como tem mostrado uma crescente literatura da história e das ciências sociais, o futuro é uma categoria envolta em disputas políticas e de representação que se cristalizam na promoção de discursos sobre devires possíveis e na construção de instituições como a própria universidade (WRIGHT, 2016). Este projeto analisa como as trajetórias de estudantes da UFRJ são impactadas por essas rupturas temporais e suas disputas em torno das representações sobre futuro. Interessa entender como estudantes projetam futuros possíveis para si, como significam sua relação com um futuro que lhes parece possível e que certamente é movente. Busca-se compreender como vivem a atualização constante de projetos que se transformam ao longo de trajetórias. Recorremos a dois métodos: a) a realização de grupos focais com estudantes dos cursos de História, Matemática e Medicina para o compartilhamento de experiências; b) entrevistas em profundidade a fim de explorar como a pandemia tem afetado sua formação intelectual e subjetiva. A pesquisa está em seu início e prevê para o início de 2021 a condução dos grupos focais e das entrevistas. Referências bibliográficas LYNTERIS, C. 'Introduction: The Time of Epidemics', Cambridge Anthropology, v. 32, n. 1, pp. 24-31, 2014. MBITI, J. S. El concepto del tempo como clave para entender e interpretar las religiones y filosofia africana. In: Entre Dios y el Tiempo. Madrid: Mundo Negro, 1990. WRIGHT, S. “Universities in a knowledge economy or ecology?”. Critical Policy Studies, v. 10, n. 1, pp. 59-78, 2016.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LAMBERT, Daniele Meirelles et al.. O IMPACTO DO COVID-19 NA FORMAÇÃO DE QUADROS CIENTÍFICOS: TRAJETÓRIAS E FUTUROS DE ESTUDANTES DA UFRJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316241-O-IMPACTO-DO-COVID-19-NA-FORMACAO-DE-QUADROS-CIENTIFICOS---TRAJETORIAS-E-FUTUROS-DE-ESTUDANTES-DA-UFRJ. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes