O DOCUMENTÁRIO "HISTORIA DE AMÉRICA LATINA" COMO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O DOCUMENTÁRIO "HISTORIA DE AMÉRICA LATINA" COMO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO
Autores
  • Beatriz Alves Rocha
  • Rodrigo Labriola
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Literaturas
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316177-o-documentario-historia-de-america-latina-como-material-bibliografico
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
América Latina, Documentários, Bibliografia, Material didático
Resumo
Este trabalho apresenta a produção de materiais para as disciplinas “Cultura e Civilização da América Hispânica” e “Literatura Hispano Americana” dutante minha monitoria ao longo de 2020, no quadro maior das minhas atividades de pesquisa para Iniciação à Pesquisa em Letras Neolatinas, sob orientação do professor Rodrigo Labriola. Trata-se, portanto, de um trabalho complementar e de resultados provisórios, com a finalidade dupla de a) familiarizar os estudantes do curso de Literaturas em Língua Portuguesa na história e nas culturas latino-americanas, e b) embasar futuras pesquisas nessa subárea das letras neolatinas. O trabalho foi realizado com a acervo de filmes documentários intitulados Historia de América Latina – co-produzidos pelo INCAA (Argentina) e ICAIC (Cuba), com direção de Marcelo Lezama e roteiro de Enrique Cortez, auspiciados pela Secretaria de Cultura (Argentina) e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) / Maiz Producciones, Argentina-Cuba, 2007 –. O conjunto de documentários consta de 13 episódios seriados de aproximadamente 50 minutos de duração cada um; o relato e as entrevistas aos professores das mais diversas universidades de América Latina foi feitoem espanhol; e atualmente a série completa está disponível via YouTube (cf. MURIEL-TORRADO et al., 2017) através do canal oficial da Rede Espanhola de Historia e Arqueologia (www.historiayarqueologia.com). A partir desse material, o intuito da monitoria era compor um guia de perguntas sobre os documentários que tivessem uma funcionalidade semelhante a um “guia de leitura”. Para tanto, foram analisados e divididos em dois “Povos Originários” (documentários 1 a 5) e “Conquista e Colônia” (6 a 13). Para cada episódio, foram elaboradas três perguntas para ajudar a compreensão do visionado em espanhol dos alunos de luso-falantes, procurando motivar a elaboração de uma pequena reflexão sobre os eventos relevantes tratados por cada um deles. Assim, os enunciados da perguntas buscam atingir uma auto-avaliação do estudante quanto a sua própria compreensão e associação entre os eventos e o contexto externo, seja uma associação cultural proposta ou não pelo documentário, uma associação com a atualidade latina americana ou até mesmo uma crítica ao que foi levantado pelo documentário. Na apresentação deste trabalho, portanto, descreveremos o material utilizado e as estratégias para o aproveitamento dele não apenas como material didático, mas, sobretudo, como material de estudo bibliográfico, dadas a qualidade do conteúdo e às contribuições dos professores entrevistados (BUTZEN et al., 2019). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BUTZEN, Gabriel Antonio e SOUZA Eder Cristiano de. Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de história na América Latina. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), v. 6, n.4, p. 83-101, 2019. Historia de América Latina (Documentário, 13 episódios, Argentina-Cuba, 2007). Disponíveis em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLo6fbpdMjotlKMBlbOZdDY2wKjNgvGev2 Acesso em: 25 Nov 2020 MURIEL-TORRADO, Enrique; GONCALVES, Marcio. Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte , v. 22, n. 4, p. 98-113, dez. 2017 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141399362017000400098&lng=en&nrm=iso. Aceso em: 26 Nov 2020
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Beatriz Alves; LABRIOLA, Rodrigo. O DOCUMENTÁRIO "HISTORIA DE AMÉRICA LATINA" COMO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316177-O-DOCUMENTARIO-HISTORIA-DE-AMERICA-LATINA-COMO-MATERIAL-BIBLIOGRAFICO. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes