MEDIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOS MEDIADORES ESCOLARES QUE ACOMPANHAM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
MEDIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOS MEDIADORES ESCOLARES QUE ACOMPANHAM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
Autores
  • Patricia Barboza de Melo
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316131-mediacao-escolar-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva--a-formacao-e-o-trabalho-dos-mediadores-escolares-que-acomp
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação Especial, Educação Inclusiva, mediação escolar, rede pública de ensino.
Resumo
Ao longo dos dois últimos séculos mudanças significativas ocorreram no sistema educacional brasileiro propiciando o surgimento do paradigma da inclusão escolar. Atualmente, leis e decretos como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n°13.146/2015) garantem a todos os alunos com necessidades educacionais especiais o direito a um profissional de apoio que ofereça suporte à sua inclusão. É neste contexto que surge a figura do estagiário de mediação escolar na rede pública de ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar a formação e o trabalho desses sujeitos contratados pela prefeitura do município do Rio de Janeiro. Além disso, visa analisar se a formação desses indivíduos no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia oferece maiores recursos e/ou possibilita uma formação teórica mais aprofundada do assunto, de modo que oriente uma atuação mais adequada em comparação aos estudantes das demais graduações. Para alcançar tais objetivos, foi desenvolvido um questionário com perguntas semiestruturadas que foram aplicadas durante uma entrevista feita com cinco estagiários de mediação escolar de escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro. Dentre os entrevistados, duas estudantes do curso de Pedagogia, uma estudante do curso de História, um estudante do curso de Letras/Inglês e um estudante do curso de Jornalismo. Ademais, a investigação teve como base para suas análises uma pesquisa bibliográfica pautada no referencial teórico sobre o tema abordado neste trabalho. De acordo com os estudos levantados, dentro da perspectiva do que se considera adequado para o perfil do mediador escolar, ou seja, ser graduando ou graduado nas áreas de Educação e Saúde, o estudo revelou que apenas um dos entrevistados não atendia tais requisitos. Além disso, os dados comprovam que para além da necessidade de uma melhor formação dos estudantes, especialmente na formação de professores, é necessário um acompanhamento mais adequado das funções do estagiário através de supervisão e orientação para que a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial seja efetivada com qualidade. Apesar de a legislação garantir aos educandos com necessidades educacionais especiais a presença de um profissional de apoio escolar, há falta de clareza a respeito de qual deveria ser sua formação e quais as atribuições do trabalho desenvolvido pelos mediadores em sala de aula. Nesse sentido, um dos desafios encontrados para a área é a realização de estudos mais específicos acerca das funções e do ofício do mediador escolar, de modo que possam subsidiar a formação desse profissional, logo, um avanço nas atividades de inclusão desenvolvidas pelo mesmo. Referências bibliográficas CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria (org.) A didática em questão. 33ª Ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2012. GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. Inclusão de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, Patricia Barboza de. MEDIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOS MEDIADORES ESCOLARES QUE ACOMPANHAM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316131-MEDIACAO-ESCOLAR-NA-PERSPECTIVA-DA-EDUCACAO-INCLUSIVA--A-FORMACAO-E-O-TRABALHO-DOS-MEDIADORES-ESCOLARES-QUE-ACOMP. Acesso em: 01/06/2025

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