O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
Autores
  • Julia Pereira Motta
  • Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316039-o-desenho-na-educacao-infantil-e-sua-importancia-para-a-formacao-docente-e-discente
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Desenho. Educação Infantil. Estágio Obrigatório. Criatividade.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal trazer considerações acerca do Estágio Supervisionado Obrigatório de Educação Infantil realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil no Andaraí, Rio de Janeiro. O mesmo articula-se com o projeto Criatividade e Educação: diferentes linguagens no espaço de ensino-aprendizagem, e com os estudos do grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de Ensino e Aprendizagem (LUPEA). O desenho para a criança é meio de linguagem e brincadeira (WINNICOTT, 1982) e, na escola, pode proporcionar ao docente conhecer o imaginário do aluno. É importante que o desenho seja entendido como atividade repleta de valores específicos e importantes para a educação infantil (MÈREDIEU, 2006). Procurando defender abordagens lúdicas e criativas tais quais as reiteradas no projeto supracitado, o estágio foi campo de reflexão das expressões dos alunos pelo desenho. A pesquisa relatada é qualitativa, tipo estudo de caso (IVENICKI; CANEN, 2016), com uma perspectiva multicultural no eixo da formação de professores, onde o profissional reflexivo problematiza sua prática e reflete sobre a mesma buscando transformações (ANDRÉ, 2001 apud IVENICKI; CANEN, 2016, p. 38). O tema desenho surgiu inspirado no cotidiano da sala de aula, cuja as tarefas do dia eram escritas no quadro pela professora com a ajuda oral dos alunos. Nesta rotina, mesmo tendo como sujeitos crianças, não existia momento reservado para desenhar. A autora, ao escrever relatórios, era interpretada pelos alunos como se desenhasse com letras. A diferença era que não falava tudo que escrevia. Dessa maneira, a autora acolheu o pedido de algumas crianças para desenhar junto dela, no tempo do brincar livre antes do lanche (disponibilizando o mesmo papel que utilizava para os relatórios). Enquanto a autora seguia a observação/produção de relatório do estágio, foi percebido que os alunos desejavam interagir e contribuir por meio de seus desenhos. Desenhar agregava para além da área afetiva e criativa dos alunos (WINNICOTT, 1982), pois ao reconhecerem as letras no caderno da estagiária, seguiam para procurar seus respectivos nomes no papel de chamada da turma. Foi possível perceber que, ao sentarem em grupos para desenhar, eles interagiam com seus colegas; encontravam refúgios quando estavam sozinhos; exercitavam a escrita de seus nomes e outras letras e identificavam as cores ao pintar. É importante ressaltar que existia uma rotatividade nos alunos que escolhiam desenhar, pois inicialmente todos queriam ao mesmo tempo. Foi notado que, mesmo desenhando individualmente, o fato de sentar-se com a estagiária para desenhar era escolhido quando a outra opção seria brincar sozinho com os brinquedos da sala (RELATÓRIO DE CAMPO, 2019). Sendo assim, concluiu-se que é necessário ao educador promover práticas que exercitem o desenho, tanto pela contribuição no ensino dos conteúdos, mas também por desenvolver o potencial criativo dos alunos, indispensável para vida. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS IVENICKI, A. & CANEN, A. G. Metodologia da Pesquisa: rompendo fronteiras curriculares. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2016. MÈREDIEU, F. O desenho infantil. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 6ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOTTA, Julia Pereira; MAIA, Maria Vitoria Campos Mamede. O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316039-O-DESENHO-NA-EDUCACAO-INFANTIL-E-SUA-IMPORTANCIA-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE-E-DISCENTE. Acesso em: 02/08/2025

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