FUGACIDADE E PERMANÊNCIA EM CECÍLIA MEIRELES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
FUGACIDADE E PERMANÊNCIA EM CECÍLIA MEIRELES
Autores
  • Michelen dos Santos de Almeida
  • Eduardo Guerreiro Brito Losso
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Literaturas
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316020-fugacidade-e-permanencia-em-cecilia-meireles
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
poesia, mulher, simbolismo, Cecília Meireles
Resumo
Considerada uma das principais representantes da poesia brasileira, Cecília Meireles surgiu em meio ao movimento modernista da revista Festa. O presente trabalho pretende analisar dois poemas seus: "Canção Póstuma" e "Canção", publicados no livro 'Retrato Natural', de 1949. O objetivo da pesquisa consiste em fazer uma análise da poesia de Cecília Meireles a partir do contraste temático entre fugacidade e permanência, averiguando através do uso da linguagem como a instância temporal aparece em sua poesia. No poema "Canção Póstuma", por exemplo, dois versos iniciais nos remetem a momentos diferentes (passado e presente), alternando, respectivamente, uma presença auditiva e visual: “Fiz uma canção para dar-te / porém tu já estavas morrendo”. Para pesquisa do tema usaremos Nunes (1995), observando como a marcação de tempos diferentes demonstra a fugacidade e a falta de permanência. Além disso, Dal Farra (2006) irá contribuir para examinar a questão da mulher na poesia e a representatividade da 'poetisa' - como a mesma a denomina - no meio literário, visto que parte da crítica, como a de Sanches Neto, justifica a denominação do termo 'poeta' devido a sua poesia ter um caráter mais universal, sendo esse termo constantemente usado no masculino por ser aquele que ocupa o signo de neutralidade. Porém, a partir dos poemas, seria possível observar que, além do caráter supostamente universal, a autora de 'Retrato Natural' também traz a voz feminina para sua poesia, como em "Canção", na segunda estrofe: “Quando alguém passa e ainda murmura,/ abro os olhos, quase assustada”, em que o gênero feminino aparece marcado, deixando evidente que o eu-lírico do poema é feminino. Por outro lado, o poema "Canção Póstuma" conta com a presença de um eu-lírico neutro, demonstrando dessa forma que o exame acerca dos pares opostos Fugacidade e Permanência conduzirá a leitura dos poemas independente da voz manifestada. Desse modo, usaremos da crítica do simbolismo para tal leitura, visto que sua aproximação com Tasso da Silveira, Andrade de Murici e a Revista Festa comprova um pertencimento na poética simbolista. Por conseguinte, leitura do simbolismo a partir de Balakian (2007) será fundamental, uma vez que em seu livro ela faz uma análise detalhada dos símbolos presentes na poesia simbolista, especialmente os relacionados à natureza e aos animais, que comparecem na obra 'Retrato Natural'. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BALAKIAN, Anna. O simbolismo. 1. ed. São Paulo: Pespectiva, 2007. DAL FARRA, Maria Lúcia. Cecília Meireles: imagens femininas. Cadernos Pagu (27), p.333-371, 2006. NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Michelen dos Santos de; LOSSO , Eduardo Guerreiro Brito Losso . FUGACIDADE E PERMANÊNCIA EM CECÍLIA MEIRELES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316020-FUGACIDADE-E-PERMANENCIA-EM-CECILIA-MEIRELES. Acesso em: 04/09/2025

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